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SÃO PAULO – Se você tem o costume de ir a bancos, certamente já deve ter reparado que os depósitos feitos nos caixas de auto-atendimento através de envelopes confundem boa parte das pessoas que procura pelo serviço nas agências bancárias. As maiores dificuldades encontradas estão no preenchimento do envelope e informações que devem ser declaradas na tela do computador.
O pagamento de contas, como água, luz, telefone, impostos, entre outros, também é alvo de dúvidas dos correntistas, que muitas vezes gastam muito tempo tentando realizar a operação, fazendo com que as filas do auto-atendimento acabem crescendo.
Microfilmagem do depósito dispensa o uso de envelope
Neste sentido, não basta apenas um funcionário para tirar as dúvidas dos clientes, é preciso inovar e facilitar as transações realizadas nestes caixas. É o que mostra o produto da Porto S.A., apresentado na Exposição e Conferência Internacional de Produtos, Serviços e Tecnologias para Auto-Atendimento. A nova tecnologia permite o depósito de dinheiro sem a utilização dos envelopes, possibilitando ainda a emissão de uma microfilmagem do cheque depositado.
Outro produto que promete inovar o mercado pertence a Diebold Procomp, cujo objetivo é o de facilitar e reduzir os custos de abastecimento das máquinas de auto-atendimento. Isto porque o dinheiro ou cheque depositado no envelope deve passar antes pelo sistema de compensação dos bancos, o que impossibilita o mesmo de ser sacado imediatamente após o depósito nestes caixas. Desta forma, o novo produto deverá facilitar o saque do dinheiro, uma vez que não será preciso passar pela análise antes.
Fraudes do envelope
Talvez você não saiba, mas o golpe do depósito efetuado em envelope tem prejudicado muitas pessoas, que vêem nos comprovantes do depósito a prova de que o pagamento foi feito com sucesso.
Acontece que ao efetuar um depósito nos caixas de auto-atendimento a pessoa que efetuou o depósito imprime um comprovante que julga ser o suficiente para comprovar que o mesmo foi feito com sucesso. O problema é que após passar pela compensação, o favorecido do depósito acaba sendo surpreendido pela notícia de que o envelope estava vazio, o que automaticamente cancela a operação, e o banco estorna determinado valor da conta do favorecido.
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Este tipo de golpe acontece com freqüência contra as pessoas que procuram crédito “fácil” em empresas nada confiáveis. Para se ter uma idéia, a empresa que oferece um crédito de R$ 10 mil, por exemplo, exige do cliente algo em torno de R$ 500 alegando despesas para a abertura do crédito.
Desta forma, depois de depositar os R$ 500, o cliente fica esperando o depósito de R$ 9,5 mil em sua conta, que é comprovado através de um comprovante impresso em caixa de auto-atendimento. Após alguns dias, o cliente recebe a notícia de que o envelope estava vazio e a esta altura o agente financeiro já sumiu e com R$ 500 no bolso.
Portanto, o importante é receber comprovantes de depósito efetuados diretamente no caixa do banco, ou então aceitar o pagamento em à vista, alertando é claro, para cheques e notas frias. Contudo, com o avanço da tecnologia e a procura por maiores atrativos aos clientes, é provável que os envelopes de depósito estejam com os dias contados.