“Enem dos Concursos”: prazo de inscrição termina hoje; saiba como fazer

As provas serão aplicadas em 5 de maio, em 220 cidades do país

Equipe InfoMoney

Publicidade

Termina nesta sexta-feira (9), às 23h59, o prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As provas serão aplicadas em 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todas as unidades federativas.

Interessados em participar do certame devem acessar o site da Fundação Cesgranrio e pagar a taxa de R$ 60, para os cargos de nível médio, e R$ 90 para os de nível superior. É necessário ao candidato estar inscrito na plataforma Gov.br.

Os candidatos vão disputar 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos que participam do certame. Do total de vagas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência, e 20% para pessoas negras. Para cargos na Funai, 30% das vagas serão para indígenas. A Fundação Cesgranrio foi a instituição escolhida para realizar o processo seletivo.

Consulte os órgãos que participam do Concurso Público Nacional Unificado e o número de vagas ofertadas em cada uma das carreiras. Confira ainda quais as cidades que sediarão as provas.

Como fazer a inscrição?

A inscrição deve ser feita pelo site oficial do governo federal com o login da conta gov.br, mas em qualquer nível: bronze, prata e ouro. Para alguns serviços do governo, como Imposto de Renda, é obrigatório ter os níveis mais altos (prata e ouro).

Segundo o governo, a conta gov.br garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços públicos digitais. É necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital.

Continua depois da publicidade

No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne cargos que possuem semelhanças entre si.

Os blocos temáticos estão divididos da seguinte forma:

O candidato só pode se inscrever em um único bloco, com a opção de optar por vários cargos. Assim, se a pessoa optar pelo Bloco 1, com foco em administração e finanças, não poderá se increver em outro bloco, mas poderá se inscrever para todos os 14 cargos disponíveis neste eixo.

Continua depois da publicidade

Por isso, no momento da inscrição, o candidato precisará ordenar a preferêcia entre os cargos escolhidos e a preferência entre as especialidades.

Para facilitar, veja a ordem a seguir:

Se o candidato quiser mudar o seu bloco (e consequentemente os cargos para os quais vai concorrer), poderá fazer isso até 9 de fevereiro, data final de inscrição.

Continua depois da publicidade

Entre as regras do concurso, o candidato deve olhar as especificidades necessárias para cada um dos cargos, como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em dia com obrigações eleitorais e militares; e ter formação em graduações específicas para alguns dos cargos.

“Ou seja, uma pessoa até pode obter pontuação para ser aprovada, mas se não apresentar a formação exigida, não poderá assumir o cargo. As exigências de formação variam a cada cargo e órgão participante. É preciso redobrar a atenção na hora das escolhas”, alerta o ministério.

*Com Agência Brasil.