Em ranking dos países com população mais feliz, Japão fica em 81º

Elaborado pela Forbes, lista foi baseada em pesquisa que mediu sentimento das pessoas quanto às suas experiências diárias

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – No ranking dos países onde a população é mais feliz, realizado pela revista Forbes, o Japão aparece apenas na 81ª posição.

Para a pesquisa, foram entrevistadas milhares de pessoas em 155 países, entre 2005 e 2009, com o objetivo de medir dois tipos de bem-estar. Primeiro, foram questionados sobre assuntos que refletiam a satisfação geral com suas vidas, classificando suas respostas de 1 a 10. Depois, eles responderam a perguntas sobre como eles haviam se sentido em relação a esses mesmos assuntos, no dia anterior.

As respostas permitiram que os pesquisadores da Gallup World Poll analisassem suas experiências diárias – coisas como se os entrevistados se sentiam descansados, respeitados, livres de qualquer dor e intelectualmente engajados. Tais aspectos, na pesquisa, foram considerados sinais de prosperidade.

Ranking da prosperidade
O quesito levado em conta para montar o ranking foi justamente o percentual da população em trajetória de prosperidade. Enquanto a Dinamarca, primeira colocada, registrou 82% de prosperidade, o Japão registrou apenas 19% de sua população próspera. O Brasil ficou em 12º lugar, com 58% da população sendo considerada próspera.

Já em relação às experiências diárias – que variavam de 1 a 10, a pontuação do Japão foi 7,4, enquanto a Dinamarca teve média 7,9. O Brasil teve 7,5 pontos.

O percentual da população japonesa considerada “sofrendo” foi de 12%, enquanto as pessoas que estão “lutando” somaram 69%. No país com as pessoas mais felizes, apenas 17% dos dinamarqueses estão “lutando” e 1% “sofrendo”. No Brasil, os dois percentuais ficaram em 40% e 2%, respectivamente.º