Dia Sem Carro: campanha incentiva a redução da poluição atmosférica

Nesta sexta-feira, motoristas são incentivados a encostar o automóvel e buscar formas alternativas de transporte

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os carros são alguns dos principais emissores de gases de efeito estufa, nome dado ao fenômeno de superaquecimento do planeta por conta de poluentes atmosféricos. Buscar a redução do uso dos automóveis é uma forma de contribuir para amenizar o problema.

Assim, segundo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, esta sexta-feira (22) foi estabelecida como o Dia Sem Carro, data em que as pessoas são incentivadas a deixarem seus veículos em casa e utilizarem formas alternativas de transporte.

A campanha teve início na França, em 1998, e chegou ao Brasil em 2001. No ano passado (2005), participaram do Dia Sem Carro cerca de 43 municípios, incluindo importantes capitais, como São Paulo e Salvador.

Caminhada e bicicleta

A caminhada ou o uso de meios não motorizados, como a bicicleta, são os mais recomendados, mas os cidadãos podem participar combinando caronas com colegas que fazem o mesmo percurso ou utilizando coletivos, como trens, ônibus ou metrô.

Apesar de ser apenas um dia, o objetivo é difundir a consciência do mal que causam os gases emitidos pela queima da gasolina e do diesel, derivados de petróleo, e a importância da colaboração de cada um no sentido de diminuir o consumo desses combustíveis.