Publicidade
SÃO PAULO – A demanda por crédito do consumidor apontou 6,2% de queda até agosto, na variação em 12 meses (setembro de 2015 até agosto de 2016), segundo o indicador nacional elaborado pela Boa Vista SCPC.
Em relação ao mesmo mês do ano passado o indicador caiu ainda mais: 6,8%. No entanto, em relação a julho deste ano, houve uma elevação de 9,4% – descontados os efeitos sazonais.
Quando se trata de instituições financeiras, houve um aumento de 11,4%. Já nas instituições classificadas pelo indicador como não-financeiras, a alta foi menor: 8,1%.
De acordo com o órgão, a expectativa é de que a demanda por crédito se mantenha negativa por enquanto, voltando para o terreno positivo apenas em 2017. Isso se deve, segundo o SCPC a “fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado”, que gera como consequência um consumidor cauteloso.
“Apesar de alguma melhoria de expectativas para a economia, o cenário predominante ainda é de muita incerteza para o consumidor”, de acordo com a Boa Vista SCPC.