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A demanda dos brasileiros por seguro para proteger seus automóveis caiu 7,98% em março de 2024 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Este foi o primeiro recuo do ano. Já na comparação com o mês anterior, fevereiro de 2024, também houve queda, porém menor, de 1,37%.
Os dados são do indicador da Neurotech, empresa de inteligência artificial que mede mensalmente o “apetite” do brasileiro na busca por seguros, com base no comportamento e no volume das consultas na plataforma da companhia.
Na análise por região do país, todas apresentaram queda na comparação anual. A mais significativa foi na região Sudeste, que teve diminuição de demanda em 11,72%. Centro-oeste (-4,74%), Sul (-3,63%), Norte (-1,68%) e Nordeste (-0,91%) completam o ranking.
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Para a empresa, é um cenário que acompanha as vendas de veículos novos, já que em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e comerciais caiu 5,6%, na comparação com o mesmo período de 2023.
“A princípio, esse recuo não deve ser encarado com muita preocupação pelas seguradoras, pois temos que considerar que o início de 2024 surpreendeu com aumentos de 11% e 18% em janeiro e fevereiro, respectivamente. Portanto, é normal um cenário de vendas mais tímidas nos meses seguintes”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da companhia.
De acordo com o indicador, no comparativo entre março de 2024 e março de 2023, a queda de demanda foi maior entre os adultos de 40 a 59 anos (-8,66%). Entre condutores de 25 a 39 anos o recuo foi ligeiramente menor, de 8,09%. Já as duas faixas etárias com as menores quedas foram de 18 a 25 anos (-7,59%) e 60 ou mais (-5,37%). Estas duas últimas foram as únicas que apresentaram crescimento na comparação entre março e fevereiro de 2024: +2,79% (18 a 25 anos) e +2,93% (60 anos ou mais).
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