Publicidade
SÃO PAULO – Desde a quarta-feira (18), os contribuintes podem emitir o comprovante de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física) por meio do site da Receita Federal – receita.fazenda.gov.br.
Antes, para conseguir o comprovante, o contribuinte tinha de ter um código de acesso para e-CAC – programa por meio do qual é possível fazer alterações no cadastro e pedir a emissão da segunda via do documento.
A medida, de acordo com a Receita, facilitará a vida dos contribuintes que não conseguiam emitir o comprovante por não terem a declaração de rendimentos dos últimos dois anos e e nem o título de eleitor. Além disso, era preciso ir até uma unidade de atendimento da Receita.
Agora, os contribuintes que forem atendidos na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e Correios podem usar a nova funcionalidade sem precisar do código.
Para imprimir o comprovante de inscrição no CPF, basta acessar a opção “CPF-comprovante de inscrição”, no menu “Onde Encontro”. É preciso informar os dados que constam no comprovante de atendimento – local, código e data de atendimento e data de nascimento do contribuinte.
CPF
A emissão do CPF por meio da internet ainda não tem data para começar, afirma a assessoria de imprensa da Receita Federal.
Continua depois da publicidade
Segundo técnicos do órgão, para que o documento seja obtido diretamente pelo computador, é preciso primeiro que os postos de atendimento conveniados sejam adaptados.
O fisco ressalta que as entidades públicas, como secretarias de governos estaduais e unidades do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que fazem mutirões em áreas rurais, precisam ser modernizados, assim como são as agências bancárias e dos correios.