Publicidade
*Notícia atualizada às 14h41 para acréscimo de informações.
SÃO PAULO – A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deve anunciar nesta quinta-feira (12) a liberação do uso de cartões de crédito e débito nos validadores das catracas dos ônibus na cidade de São Paulo. A medida permitirá que o usuário de transporte público embarque sem bilhete único.
Essa informação foi confirmada por fontes nas empresas que participaram do projeto.
Embora não confirme as negociações, Fernanda Caraballo, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard para Brasil, explica que a tecnologia utilizada nesses casos é a de Comunicação por Campo de Proximidade (NFC, na sigla em inglês). Ela permite que dispositivos que possuam chip compatível troquem informações sem o uso de cabos ou fios.
Uma fonte que não quis ser identificada contou que a novidade no transporte público paulistano começará amanhã com um projeto piloto que durará três meses. Serão 200 ônibus que aceitarão inicialmente a nova tecnologia.
A parte de bilhetagem será realizada por Empresa 1, Prodata e Digicom, a implementação da leitura do NFC nos validadores será operada em algumas linhas por Cielo (CIEL3) e em outras pela Stone. As bandeiras aceitas nos validadores são Mastercard e Visa.
Continua depois da publicidade
Em 19 de agosto, o InfoMoney já havia antecipado que as companhias estavam em negociação com a prefeitura da capital paulista para implementar a novidade.
Em nota enviada ao InfoMoney em agosto por ocasião da publicação da primeira matéria, a assessoria de imprensa da SPTrans informou que “trabalha constantemente para aprimorar os sistemas de cobrança de tarifa e recarga do Bilhete Único e efetua adequações necessárias de forma a permitir que as viagens de ônibus tenham confiabilidade, acessibilidade e conforto”.
Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos