Publicidade
SÃO PAULO – No mês de janeiro, o IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes), que analisa os carnês em atraso, registrou ligeiro aumento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo um levantamento realizado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), na mesma linha segue o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), com elevação um pouco menor, de 2,3% no total de registros cancelados ou negociados.
Para o presidente da entidade, Rogério Amato, isso é um indicador que os consumidores estão ficando mais em dia com suas dívidas. “A inadimplência segue em baixa e os dados de janeiro sugerem que deve continuar em queda”, afirma.
Comércio
O ano de 2014 começou com uma injeção de ânimo para o comércio, pois as vendas à vista no comércio na cidade de São Paulo cresceram 3% em janeiro, de acordo com o ICH (Indicador de Movimento de Cheques). A alta foi influenciada pelos produtos da moda verão, principalmente nos setores de roupas e calçados. Além disso, as liquidações também contribuíram para esse cenário.
Já o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo), registrou que as vendas a crédito cresceram 2,5% na capital paulista. O desempenho foi puxado pela oferta de financiamentos por bancos públicos. A procura dos consumidores por ventiladores e aparelhos de ar condicionado também ajudaram a impulsionar as vendas à vista e a prazo.
Amato ressalta que o desempenho do varejo pode oscilar ao longo do ano por conta do cenário interno, com eventos como Copa do Mundo e eleições, e da conjuntura econômica internacional, com possíveis variações nas taxas de juros e no câmbio. No entanto, em fevereiro os dados devem continuar favoráveis, já que o mês não será afetado pelo Carnaval, que será realizado somente em março.