Publicidade
SÃO PAULO – Quem tem o Cartão XP poderá agora receber dinheiro de volta ao comprar de parceiros selecionados – e esse valor pode ser sacado ou investido automaticamente. A XP Inc. (grupo detentor de marcas como Clear, Rico, Spiti e XP Investimentos) anunciou o lançamento do Marketplace XP nesta segunda-feira (8).
Na plataforma, os usuários podem acessar ofertas de 20 marcas líderes de segmento, como Americanas, Centauro, Cobasi, Droga Raia, Extra.com, Fast Shop, Pandora, RiHappy e Vivara. No futuro, outras marcas farão parte do marketplace.
No próprio ambiente do Cartão XP, o cliente encontrará as categorias parceiras e será redirecionado aos sites das marcas. Após realizar a compra, uma porcentagem média de 1% – mas que pode chegar a até 10% – é devolvida ao usuário.
Continua depois da publicidade
Esse dinheiro fica automaticamente investido, por meio do Fundo Investback. O valor pode ser sacado, reinvestido ou mantido no fundo.
Com a nova plataforma, a empresa inaugura no mercado o conceito de “investback”, que segue a mesma lógica do cashback, mas com foco no uso dos créditos gerados para investimentos.
A XP Inc. fez uma pesquisa com consumidores e viu que o investback aparecia como diferencial relevante dentro do mercado de cartões. “O usuário pode controlar o benefício, seja sacando a porcentagem de dinheiro recebida de volta ou a fazendo crescer por meio dos investimentos. Além disso, pessoas que ainda não tinham aplicações financeiras poderão entrar nesse universo”, explica Bruno Guarnieri, Chief Product Officer (CPO) da XP. Inc.
Continua depois da publicidade
Para acessar o marketplace, o usuário precisa ter o Cartão XP Investimentos Visa Infinite. Ele pode ser solicitado por meio do aplicativo da XP Investimentos. A XP Inc. fará a comunicação e a escala tanto do Cartão XP quanto do Marketplace XP no primeiro trimestre deste ano.
Complementação a investimentos e pagamentos
“Com o lançamento do nosso próprio marketplace, damos um passo fundamental e passamos a oferecer aos nossos clientes um ecossistema completo. Queremos cuidar da vida financeira inteira do cliente: nos investimentos, nos pagamentos [pelo Banco XP] e agora na frente de consumo”, destaca Thiago Maffra, diretor de Tecnologia da XP Inc.
“O marketplace entra como estratégia para completar um ecossistema. O objetivo é promover comodidade de compra e ofertas exclusivas”, concorda Guarnieri, que trabalhou anteriormente na gigante de tecnologia Mercado Livre como diretor de operações na vertical de marketplace.
Continua depois da publicidade
O desenvolvimento da nova solução levou oito meses, quatro deles para um piloto com uma base selecionada de clientes.
gratuito
Planilha de Gastos
Baixe gratuitamente a planilha de gastos do InfoMoney e sinta o alívio de ter a sua vida financeira sob controle.