Como os juros no cartão de crédito são calculados?

Juros são calculados de forma proporcional à quantidade de dias de atraso do pagamento da data da fatura

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os juros no cartão de crédito são cobrados quando ocorre o atraso no pagamento da fatura na data limite. Mesmo quando o valor parcial (ou mínimo) da dívida é pago, ainda assim haverá cobrança de juros pela instituição financeira responsável pelo cartão sobre o valor pendente se não for quitado até a data de vencimento.

cartão que todo investidor gostaria de ter com os benefícios que todo apaixonado por viagens precisa; conheça o cartão XP Visa Infinite com anuidade zero

Os juros no cartão de crédito são calculados com base na taxa de juros anual estabelecida pela instituição financeira emissora do cartão. Geralmente, essa taxa é expressa como uma taxa percentual anual, conhecida como Taxa de Juros ao Ano (TJA) ou Taxa de Juros ao Mês (TJM).

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Como é feito o cálculo?

O cálculo dos juros no cartão de crédito é feito de forma proporcional aos dias de atraso no pagamento da fatura. A taxa de juros é dividida pelo número de dias do mês para obter a taxa diária.

Em seguida, essa taxa diária é aplicada sobre o valor total do saldo devedor diariamente, a partir da data de vencimento da fatura até o dia do pagamento.

Continua depois da publicidade

É importante destacar que os juros no cartão de crédito são calculados de forma composta, ou seja, incidem sobre o saldo devedor atualizado diariamente, incluindo os juros acumulados anteriormente. Isso significa que quanto mais tempo levar para pagar o valor total da fatura, maior será o valor dos juros acumulados.

Além dos juros, é possível que haja a cobrança de outras taxas, como a taxa de anuidade do cartão. Para não ser pego de surpresa, é fundamental ler atentamente o contrato do cartão de crédito e as informações fornecidas pela instituição financeira para entender as taxas e os encargos aplicáveis ao seu cartão.

Juros do rotativo

Quando o consumidor não consegue pagar a fatura do cartão de crédito integralmente, ele entra no chamado crédito rotativo. Isso significa que a parcela que deixou de ser paga fica para o mês seguinte e sobre ela recaem os juros do crédito rotativo.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, a instituição emissora do cartão paga o limite utilizado que deixou de ser quitado pelo cliente, mas cobra juros por isso na fatura seguinte. 

Em 2024, o Banco Central, sob a lei do Desenrola, determinou que os juros e encargos no rotativo e no parcelado do cartão de crédito não podem ultrapassar 100% da dívida original.

(Texto produzido com auxílio de inteligência artificial. Edição: Yeska Coelho e Dhiego Maia)

Continua depois da publicidade

cartão que todo investidor gostaria de ter com os benefícios que todo apaixonado por viagens precisa; conheça o cartão XP Visa Infinite com anuidade zero