Centenas de voos são cancelados no país por avanço de Covid-19 e gripe; veja o que fazer se você for afetado pelo problema

Azul, Gol e Latam dizem que número de dispensas médicas entre pilotos e copilotos aumentou; Anac afirma que está monitorando a situação

Equipe InfoMoney

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Esta matéria foi publicada no dia 10 de janeiro de 2021 e atualizada no dia 13 de janeiro às 9h18, com novas atualizações de voos da Latam.

Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro, por Covid-19 e Influenza.

As três principais companhias aéreas brasileiras – Azul, Gol e Latam – confirmaram o impacto nas operações. Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que “está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo”.

A Latam, por exemplo, informou aos passageiros que já cancelou cerca de 2% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro. Na companhia, ao menos 111 decolagens foram canceladas entre segunda-feira (10) e o próximo domingo (16).

“A Latam lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com”, disse a companhia por meio de nota.

Confira os voos impactados da Latam nos próximos dias:

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13 de janeiro: LA8190 (Guarulhos-Miami), LA8146 (Guarulhos-Lisboa), LA8113 (Cidade do México-Guarulhos), LA8181 (Nova York-Guarulhos), LA8032 (Guarulhos-Buenos Aires/Aeroparque), LA8033 (Buenos Aires/Aeroparque-Guarulhos), LA3232 (Congonhas-Santos Dumont), LA3233 (Santos Dumont-Congonhas), LA3170 (Congonhas-Porto Seguro), LA3171 (Porto Seguro-Congonhas), LA3219 (Congonhas-Santos Dumont), LA3423 (Santos Dumont-Porto Alegre), LA3094 (Porto Alegre-Santos Dumont), LA3253 (Santos Dumont-Congonhas), LA4676 (Guarulhos-Salvador), LA4679 (Salvador-Guarulhos), LA3176 (Guarulhos-João Pessoa), LA3177 (João Pessoa-Guarulhos), LA3509 (Guarulhos-Belém), LA4500 (Belém-Guarulhos), LA3130 (Congonhas-Salvador), LA3745 (Salvador-Congonhas), LA3011 (Congonhas-Curitiba), LA3000 (Curitiba-Congonhas), LA3626 (Guarulhos-Florianópolis), LA3557 (Florianópolis-Guarulhos), LA3208 (Guarulhos-São José do Rio Preto), LA4530 (São José do Rio Preto-Guarulhos), LA3344 (Guarulhos-Navegantes), LA4573 (Navegantes-Guarulhos), LA3077 (Guarulhos-Porto Alegre), LA3078 (Porto Alegre-Guarulhos), LA3210 (Congonhas-Belo Horizonte/Confins), LA3213 (Belo Horizonte/Confins-Congonhas), LA3467 (Foz do Iguaçu-Guarulhos), LA4550 (Guarulhos-Belo Horizonte/Confins),

14 de janeiro: LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8072 (Guarulhos-Milão), LA8070 (Guarulhos-Frankfurt), LA8147 (Lisboa-Guarulhos), LA8017 (Guarulhos-Montevideu), LA8018 (Montevidéu-Guarulhos), LA3216 (Congonhas-Santos Dumont), LA3436 (Santos Dumont-Congonhas), LA3053 (Congonhas-Porto Alegre), LA3082 (Porto Alegre-Congonhas), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3806 (Porto Alegre-Congonhas).

15 de janeiro: LA8112 (Guarulhos-Cidade do México), LA8064 (Guarulhos-Madri), LA8073 (Milão-Guarulhos), LA8071 (Frankfurt-Guarulhos).

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16 de janeiro: LA8113 (Cidade do México-Guarulhos), LA8065 (Madri-Guarulhos).

Gol e Azul

A Gol (GOLL4) também confirmou que houve “um aumento dos casos positivos entre colaboradores” nos últimos dias, mas disse que “nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança”, diz nota divulgada pela companhia.

No caso da Azul, em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A situação levou a companhia a propor acordo coletivo aos empregados, no qual ofereceu gratificação em dinheiro a quem aceitar redução de folgas.

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Segundo nota enviada pela empresa ao InfoMoney, por razões operacionais, alguns dos voos da Azul do mês de janeiro estão sendo reprogramados dado o aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes

“É importante ressaltar que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac”, escreve a empresa.

No Aeroporto de Viracopos (SP), principal hub da companhia Azul, foram registrados ao menos 53 cancelamentos entre este domingo (9) e esta segunda.

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De acordo com Ondino Dutra, presidente do SNA, a Azul disse em reunião com o sindicato que pretendia cancelar “centenas de voos”, sobretudo, na segunda quinzena de janeiro. Em nota, a companhia afirma que “90% das operações da companhia estão funcionando normalmente”.

Orientação

Segundo as regras da Anac, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea.

Todos os direitos dos passageiros, inclusive em relação à contaminação por Covid-19, podem ser encontrados no portal da Anac.

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(Com Agência Brasil)