Caixa vai testar pagamento do Bolsa Família com Drex, afirma diretor

A projeção é que 5% da base total de beneficiários do Bolsa Família poderá receber o valor via Drex

Maria Luiza Dourado

Novo cartão do Bolsa Família 2023 (Foto: Divulgação/MDAS)
Novo cartão do Bolsa Família 2023 (Foto: Divulgação/MDAS)

Publicidade

A Caixa Econômica Federal deve iniciar os testes do pagamento do Bolsa Família por meio do real digital, chamado de Drex, entre abril e maio, afirmou Rafael Dias Silva, superintendente nacional do banco, durante o evento “Drex & Beyond”, organizado pela Microsoft e a Hamsa em São Paulo.

A projeção de Silva é que 5% da base total de beneficiários do Bolsa Família poderá receber o valor por meio do Drex. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Caixa estuda a possibilidade de realizar o depósito do benefício em um cartão, que poderá ser utilizado em locais sem conexão com a internet.

Para Silva, a nova funcionalidade ajudará a movimentar economias regionais ao possibilitar transações com pequenos negócios, em vez de obrigar o beneficiário que habita regiões mais afastadas, como comunidades ribeirinhas, a se locomover para uma cidade maior apenas para sacar o valor e fazer as compras ali mesmo.

Ao InfoMoney, a Caixa confirmou que possui “projetos e testes relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias, inclusive o DREX, para seus produtos e serviços, sendo o teste de pagamentos offline para benefícios sociais uma das possibilidades de aplicação do projeto do Banco Central (BACEN)”. O banco informou ainda que finalizou todas as etapas do projeto Drex definidas para 2023 antes do cronograma estabelecido pela autoridade monetária.

As informações corroboram com o anúncio de julho de 2023 de Maria Rita Serrano, então presidente da Caixa, de que benefícios sociais e trabalhistas poderiam ser pagos no futuro por meio do Drex.

“A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou Serrano na ocasião.

Continua depois da publicidade

No ano passado, o banco lançou uma parceria com a Elo e a Microsoft para o projeto-piloto do real digital. A função da Elo é desenvolver opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, enquanto a Microsoft entra com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da moeda digital oficial.

(Com informações da Agência Brasil)

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.