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O BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11 e BPAN4) liderou o ranking de reclamações do Banco Central, entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil, no quarto trimestre de 2022. Na sequência aparecem o Inter (INBR32) e o C6 Bank, segundo dados divulgados na quinta-feira (19).
O conglomerado BTG/Pan teve um índice de reclamações de 76,13 (1.613 registros procedentes em um universo de 21,2 milhões de clientes). Em segundo lugar ficou o Inter, com índice de 36,90 (857 reclamações e 23,2 milhões de clientes), e em terceiro o C6, 33,13 (759 reclamações e 22,9 milhões).
O índice do BC é calculado a cada 3 meses, com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição.
Entre os “bancões”, o pior da lista é o Bradesco (BBDC4), na quinta posição, com índice de 21,64. O banco é o que teve mais reclamações em termos absolutos (2.225), mas o conglomerado tem 102 milhões de clientes. A instituição com mais clientes é a Caixa Econômica Federal (148 milhões).
Posição | Instituição financeira | Índice | Reclamações | Nº de clientes |
1º | BTG PACTUAL/BANCO PAN | 76,13 | 1.613 | 21.185.674 |
2º | INTER | 36,90 | 857 | 23.219.194 |
3º | C6 BANK | 33,13 | 759 | 22.905.869 |
4º | PAGBANK/PAGSEGURO | 23,52 | 652 | 27.716.605 |
5º | BRADESCO | 21,64 | 2.225 | 102.814.534 |
6º | SANTANDER | 21,05 | 1.306 | 62.028.657 |
7º | MERCADO CRÉDITO (MERCADO PAGO) | 18,07 | 779 | 43.102.757 |
8º | ITAÚ | 15,26 | 1.492 | 97.712.980 |
9º | ORIGINAL | 14,35 | 689 | 47.994.411 |
10º | VOTORANTIM (BANCO BV) | 13,05 | 190 | 14.551.717 |
11º | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 12,08 | 1.790 | 148.128.348 |
12º | NEON | 11,75 | 195 | 16.586.111 |
13º | BANCO DO BRASIL | 8,22 | 610 | 74.126.665 |
14º | NUBANK | 6,90 | 477 | 69.077.761 |
15º | AME DIGITAL (AMERICANAS) | 1,28 | 40 | 31.101.626 |
O Banco Central diz que as reclamações mais frequentes são sobre irregularidades em cartões de crédito (2,9 mil) e informações inadequadas sobre crédito consignado (1 mil). O consignado aparece também na quarta posição, com outro tipo de reclamação (veja o top 10 abaixo).
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.900 reclamações)
- Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (1.008)
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito (864)
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado (780)
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado (718)
- Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada (626)
- Transações não reconhecidas pelo titular da conta, realizadas por terceiros (invasão de conta) em instituições financeiras (521)
- Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado (453)
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking (422)
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga – instituição de pagamento (422)
Outras instituições
Entre os demais bancos e instituições financeiras (com menos de 15 milhões de clientes), o ranking é liderado pelo banco Master (antigo banco Máxima), com índice 638,66 (265 reclamações e 415 mil clientes).
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Na lista estão empresas como o PayPal, a Porto (PSSA3), a Crefisa e a Stone (STOC31), além de bancos tradicionais, como o Daycoval e o Safra, e listados, como o BMG (BMGB4) e o Banrisul (BRSR6).
Veja abaixo a lista dessas instituições com mais de 30 reclamações no período:
Posição | Instituição financeira | Índice | Reclamações | Nº de clientes |
1º | MASTER (ANTIGO BANCO MÁXIMA) | 638,66 | 265 | 414.928 |
2º | FACTA FINANCEIRA S.A. | 396,37 | 352 | 888.045 |
3º | GRUPO BONSUCESSO – BS2 | 375,26 | 122 | 325.107 |
4º | PAYPAL DO BRASIL | 189,44 | 34 | 179.473 |
5º | BANCO DIGIMAIS S.A. | 170,35 | 56 | 328.722 |
6º | AGIBANK | 112,41 | 224 | 1.992.640 |
7º | DAYCOVAL | 103,22 | 180 | 1.743.806 |
8º | XP | 85,29 | 118 | 1.383.442 |
9º | BARIGUI | 84,30 | 30 | 355.853 |
10º | SAFRA | 63,88 | 369 | 5.775.583 |
11º | PORTO SEGURO | 59,10 | 177 | 2.994.558 |
12º | BMG | 53,88 | 661 | 12.267.412 |
13º | MERCANTIL DO BRASIL | 48,40 | 279 | 5.764.031 |
14º | BRB | 38,57 | 233 | 6.040.929 |
15º | WILL | 36,34 | 134 | 3.686.960 |
16º | BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. | 33,68 | 34 | 1.009.445 |
17º | BNP PARIBAS | 32,84 | 63 | 1.917.938 |
18º | CREFISA | 23,81 | 84 | 3.526.710 |
19º | ACESSO SOLUÇÕES DE PAGAMENTO S.A. | 15,52 | 86 | 5.538.591 |
20º | STONE | 14,82 | 42 | 2.832.151 |
21º | PEFISA S.A. | 11,43 | 106 | 9.273.360 |
22º | BANCO SICOOB | 8,44 | 51 | 6.040.091 |
23º | RECARGAPAY | 7,01 | 53 | 7.559.390 |
24º | BANRISUL | 6,33 | 33 | 5.213.189 |
25º | BANCO CSF S.A. | 6,31 | 51 | 8.070.375 |
26º | MIDWAY S.A. | 4,06 | 33 | 8.108.375 |
27º | HUB INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A. | 3,26 | 36 | 11.021.807 |