BTG/Pan, Inter e C6 lideram ranking de reclamações do BC dos maiores bancos; veja top 15

Entre os 'bancões', o pior da lista é o Bradesco (5º); irregularidades em cartões de crédito e informações inadequadas sobre consignado lideram queixas

Estadão Conteúdo

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O BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11 e BPAN4) liderou o ranking de reclamações do Banco Central, entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil, no quarto trimestre de 2022. Na sequência aparecem o Inter (INBR32) e o C6 Bank, segundo dados divulgados na quinta-feira (19).

O conglomerado BTG/Pan teve um índice de reclamações de 76,13 (1.613 registros procedentes em um universo de 21,2 milhões de clientes). Em segundo lugar ficou o Inter, com índice de 36,90 (857 reclamações e 23,2 milhões de clientes), e em terceiro o C6, 33,13 (759 reclamações e 22,9 milhões).

O índice do BC é calculado a cada 3 meses, com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição.

Entre os “bancões”, o pior da lista é o Bradesco (BBDC4), na quinta posição, com índice de 21,64. O banco é o que teve mais reclamações em termos absolutos (2.225), mas o conglomerado tem 102 milhões de clientes. A instituição com mais clientes é a Caixa Econômica Federal (148 milhões).

Posição Instituição financeira Índice Reclamações Nº de clientes
 1º BTG PACTUAL/BANCO PAN 76,13              1.613     21.185.674
 2º INTER 36,90                 857     23.219.194
 3º C6 BANK 33,13                 759     22.905.869
 4º PAGBANK/PAGSEGURO 23,52                 652     27.716.605
 5º BRADESCO 21,64              2.225   102.814.534
 6º SANTANDER 21,05              1.306     62.028.657
 7º MERCADO CRÉDITO (MERCADO PAGO) 18,07                 779     43.102.757
 8º ITAÚ 15,26              1.492     97.712.980
 9º ORIGINAL 14,35                 689     47.994.411
10º VOTORANTIM (BANCO BV) 13,05                 190     14.551.717
11º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 12,08              1.790   148.128.348
12º NEON 11,75                 195     16.586.111
13º BANCO DO BRASIL 8,22                 610     74.126.665
14º NUBANK 6,90                 477     69.077.761
15º AME DIGITAL (AMERICANAS) 1,28                   40     31.101.626

O Banco Central diz que as reclamações mais frequentes são sobre irregularidades em cartões de crédito (2,9 mil) e informações inadequadas sobre crédito consignado (1 mil). O consignado aparece também na quarta posição, com outro tipo de reclamação (veja o top 10 abaixo).

  1. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.900 reclamações)
  2. Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (1.008)
  3. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito (864)
  4. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado (780)
  5. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado (718)
  6. Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada (626)
  7. Transações não reconhecidas pelo titular da conta, realizadas por terceiros (invasão de conta) em instituições financeiras (521)
  8. Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado (453)
  9. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking (422)
  10. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga – instituição de pagamento (422)

Outras instituições

Entre os demais bancos e instituições financeiras (com menos de 15 milhões de clientes), o ranking é liderado pelo banco Master (antigo banco Máxima), com índice 638,66 (265 reclamações e 415 mil clientes).

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Na lista estão empresas como o PayPal, a Porto (PSSA3), a Crefisa e a Stone (STOC31), além de bancos tradicionais, como o Daycoval e o Safra, e listados, como o BMG (BMGB4) e o Banrisul (BRSR6).

Veja abaixo a lista dessas instituições com mais de 30 reclamações no período:

Posição Instituição financeira Índice Reclamações Nº de clientes
 1º MASTER (ANTIGO BANCO MÁXIMA) 638,66 265 414.928
 2º FACTA FINANCEIRA S.A. 396,37 352 888.045
 3º GRUPO BONSUCESSO – BS2 375,26 122 325.107
 4º PAYPAL DO BRASIL 189,44 34 179.473
 5º BANCO DIGIMAIS S.A. 170,35 56 328.722
 6º AGIBANK 112,41 224 1.992.640
 7º DAYCOVAL 103,22 180 1.743.806
 8º XP 85,29 118 1.383.442
 9º BARIGUI 84,30 30 355.853
10º SAFRA 63,88 369 5.775.583
11º PORTO SEGURO 59,10 177 2.994.558
12º BMG 53,88 661 12.267.412
13º MERCANTIL DO BRASIL 48,40 279 5.764.031
14º BRB 38,57 233 6.040.929
15º WILL 36,34 134 3.686.960
16º BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. 33,68 34 1.009.445
17º BNP PARIBAS 32,84 63 1.917.938
18º CREFISA 23,81 84 3.526.710
19º ACESSO SOLUÇÕES DE PAGAMENTO S.A. 15,52 86 5.538.591
20º STONE 14,82 42 2.832.151
21º PEFISA S.A. 11,43 106 9.273.360
22º BANCO SICOOB 8,44 51 6.040.091
23º RECARGAPAY 7,01 53 7.559.390
24º BANRISUL 6,33 33 5.213.189
25º BANCO CSF S.A. 6,31 51 8.070.375
26º MIDWAY S.A. 4,06 33 8.108.375
27º HUB INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A. 3,26 36 11.021.807