Publicidade
Pioneira no mundo quando o assunto são criptoativos, a B3, a bolsa de valores brasileira, se juntou a gestora QR Asset Management, para lançar o curso “Como investir em cripto na bolsa II”, uma segunda versão do curso (após o primeiro se tornar o curso com maior número de alunos da história da B3), totalmente focada na indústria de criptoativos.
Reunindo 7 especialistas, entre eles Fernando Ulrich, o “papa” do Bitcoin no Brasil, o curso tem 17 aulas, com 4h de conteúdo, totalmente online e gratuito.
Desta vez, o foco está na indústria de criptoativos, como as NFTs, DeFi (finanças descentralizadas), Web3 (a Internet descentralizada), metaverso e Tokenização.
Ao final, os alunos que participarem das aulas terão direito a um certificado, assinado pela própria B3, além da QR Asset. As inscrições podem ser feitas no link: https://b3.qrasset.com.br/
O curso
Com 4h de duração, o curso passeia pela história, tecnologia e o contexto macroeconômico do surgimento dos criptoativos como uma classe que saiu do 0, em 2008, ao Trilhão de dólares em valor de mercado, uma década depois.
Continua depois da publicidade
Além de Fernando Ulrich, da Liberta Investimentos, o curso contará com outros 6 especialistas: Fernando Carvalho (CEO da QR Capital), Rafael Izidoro (CEO da Rispar), Alexandre Ludolf (CIO da QR Asset), Theodoro Fleury, CFA (Gestor da QR Asset), Gerson Raimundo Jr, PhD (analista da QR Asset), além de Cauê Oliveira (analista on-chain do BlockTrends Research).
Alexandre Ludolf, o diretor de investimentos da QR Asset, traduziu o curso como “um prêmio aos investidores que buscam informações e estudam ativos antes de investir baseados em dicas ou falsas promessas”.
Segundo Ludolf, o mercado brasileiro de criptoativos tem hoje mais investidores do que a própria bolsa, com muitos dos quais desconhecendo alternativas reguladas de investimentos, com fiscalização e medidas de proteção ao investidor.
Continua depois da publicidade
“Assim como na primeira versão, o curso atual conta com aulas sobre proteção e segurança do investidor, um diferencial a mais que gostamos de agregar sempre, mostrando que é possível estar por dentro de tecnologias disruptivas e investir na transformação de diversas indústrias, como entretenimento, moda, esportes e finanças, sem correr riscos desnecessários”, ressalta Ludolf.
Sobre o conteúdo
Dividido em 17 aulas e 4 módulos, o curso começa com uma introdução histórica feita por Fernando Ulrich, narrando a criação do Bitcoin em um contexto de crise em 2008, com consequente queda de juros.
Continua depois da publicidade
No módulo 1, intitulado “Do Zero ao Trilhão”, há ainda uma aula sobre a análise on-chain, uma metodologia de análise de criptoativos que utiliza os dados da blockchain do Bitcoin para entender o sentimento de mercado. A aula fica a cargo de Cauê Oliveira, analista On-Chain do BlockTrends Research.
No módulo 2, o aluno deve mergulhar nas tecnologias e disrupções da indústria, aprendendo sobre as NFTs, uma indústria que o Morgan Stanley projeta atingir US$230 bilhões em 2030 (valor equivalente a indústria de games hoje), além do Metaverso, DeFi, Tokenização e outras.
Um aspecto que permeia os módulos está na relação de grandes investidores, sejam corporações de tecnologia, as “Big Techs”, fundos de VC, os “capitalistas de risco” e outros. Este tema é aprofundado com maior clareza no módulo 3, que conta com aulas de Fernando Ulrich, Fernando Carvalho, o CEO da QR Capital e Alexandre Ludolf.
Continua depois da publicidade
No módulo 4, Theodoro Fleury, o gestor da QR Asset Management, aborda a correlação entre os índices de tecnologia do mercado americano, como o Nasdaq100, e os criptoativos. Fleury retorna ainda na última aula para abordar a arbitragem de ETFs, uma prática pouco conhecida, mas que permite gerar alfa em um índice passivo.
No mesmo módulo, Gerson Jr, PhD e analista da QR Asset, aborda a chamada “economia comportamental”, para analisar tipos de investimentos em cripto.
O módulo conta ainda com uma aula sobre segurança, ministrada por Rafael Izidoro, o CEO da Rispar, uma fintech de empréstimos com colateral em cripto.
As matrículas para o curso “Como investir em Cripto na bolsa” começaram nesta semana. O curso, que é 100% online e gratuito, conta também com certificado de conclusão assinado pela B3 e QR Asset e pode ser acessado neste link.