BC comunica vazamento de dados de chaves Pix de cooperativas filiadas à Unicred

Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações financeiras ou saldos de contas

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (29) um incidente de segurança envolvendo dados pessoais relacionados às chaves Pix de três cooperativas filiadas à Unicred do Brasil, devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição.

Em comunicado ao InfoMoney, a Unicred confirmou a situação e disse que ocorreu entre os dias 6 e 7 de julho e que não houve comprometimento de dados sensíveis e classificou o vazamento como “incidente malicioso de segurança”.

De acordo com o comunicado do BC, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de transações financeiras, saldos de contas ou qualquer outra informação protegida por sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou o BC.

A Unicred afirmou que medidas adequadas para contenção foram imediatamente implementadas e que as contas potencialmente afetadas foram imediatamente bloqueadas para investigação interna, com dados de login e senha resetados e os titulares foram avisados

O BC afirmou que as pessoas afetadas serão notificadas por meio do aplicativo ou internet banking de sua instituição financeira de relacionamento.

Continua depois da publicidade

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alertou a instituição com o objetivo de evitar golpes.

O Banco Central informou que está conduzindo uma investigação detalhada do caso e que serão aplicadas medidas sancionatórias de acordo com a regulamentação em vigor.

Já a Unicred disse que “lamenta qualquer inconveniente causado por este incidente e reafirma o seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados.”