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Começa nesta segunda-feira (14) uma nova etapa do saque de “dinheiro esquecido” por milhões de brasileiros em instituições bancárias do país, desta vez para quem nasceu ou criou a sua empresa entre 1968 e 1983.
Cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o valoresareceber.bcb.gov.br, sistema criado pelo Banco Central para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.
A divisão de agendamento dos saques foi realizada de acordo com o ano de nascimento (para pessoas físicas) ou da criação da empresa (para pessoas jurídicas) e foi escalonado em três grupos para evitar uma corrida bancária.
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Para o primeiro grupo, de pessoas que nasceram ou empresas que foram criadas antes de 1968, começou na segunda-feira passada (7) e foi até sexta (11), com repescagem no sábado (12).
Hoje o Banco Central abriu a consulta para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983. O prazo vai até sexta-feira (18), com repescagem no sábado (19).
Pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983 poderão fazer o agendamento na próxima semana, entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.
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Quem perder a repescagem só poderá refazer a consulta a partir de 28 de março.
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.
Passo a passo para a retirada do ‘dinheiro esquecido’
Passo 1: acessar o site (valoresareceber.bcb.gov.br) na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo.
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Passo 2: fazer login com a conta gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer seu cadastro ou aumentar o nível de segurança no site ou no aplicativo gov.br (no caso de contas tipo bronze).
O BC aconselha não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
Passo 3: ler e aceitar o termo de responsabilidade.
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Passo 4: verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5: clicar na opção indicada pelo sistema:
“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix, o dinheiro será depositado em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
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“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.
Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.
Entenda o SVR
O SVR (Sistema Valores a Receber) permite que a população confira se tem dinheiro esquecido em contas encerradas com saldo disponível ou devido a tarifas cobradas indevidamente em operações de crédito, por exemplo.
A consulta aos valores esquecidos será feita em fases. O BC calcula que há R$ 3,9 bilhões em valores “esquecidos” nas instituições financeiras nesta primeira etapa, de 28 milhões de CPFs e CNPJs.
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