Banco Pan (BPAN4) confirma vazamento de dados de clientes

Empresa, que tem 17 milhões de clientes, não diz quantos foram afetados e culpou 'fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia'

Equipe InfoMoney

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O Banco Pan (BPAN4) confirmou o vazamento de dados de clientes, como dados cadastrais, limite disponível do cartão de crédito e do saldo devedor de fatura, mas não informou quantos clientes foram afetados.

O antigo banco Panamericano, que hoje é controlado pelo BTG Pactual (BPAC11) e tem capital aberto na Bolsa brasileira, conta com 17 milhões de clientes e 13 milhões de clientes no cartão de crédito, segundo dados do último trimestre.

Questionada pelo InfoMoney, a empresa também não informou porque não fez nenhum comunicado oficial aos seus acionistas. Apesar de confirmar à imprensa o vazamento de dados de clientes, não há qualquer menção ao incidente no site de Relações com Investidores nem na CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

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A empresa diz que o vazamento ocorreu devido a “uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões” e que a vulnerabilidade “permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível de cartão saldo devedor de fatura”.

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O Banco Pan diz, no entanto, que não foram expostos “números completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o banco” e disse ter contratado uma consultoria independente para analisar o vazamento.

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“Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa”, afirma a empresa. “Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e que todas as autoridades competentes foram notificadas”.

Veja abaixo o comunicado oficial do Banco Pan (BPAN4) sobre o vazamento de dados de clientes:

Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa.

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De acordo com a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou invasão à infraestrutura do Banco, tendo sido confirmado, no entanto, que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível de cartão saldo devedor de fatura, sem que tenham sido expostos números completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o Banco.

Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e que todas as autoridades competentes foram notificadas.

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