Auxílio emergencial: calendário extra é lançado para novo lote de aprovados

Novas datas são válidas para dois grupos: quem contestou o benefício e foi aprovado e quem teve o auxílio revisado pelo governo após atualizações de dados

Giovanna Sutto

Dinheiro na carteira (Brenda Beth/Getty Images)
Dinheiro na carteira (Brenda Beth/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (3), o Ministério da Cidadania aprovou mais 1,150 milhão de cadastros para receber o auxílio emergencial. Para atender o novo lote de aprovados, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, o governo divulgou um calendário extra de pagamento do auxílio emergencial.

Considerando esse novo calendário, serão atendidos dois grupos. O primeiro inclui os beneficiários que contestaram os resultados do cadastro entre os dias 24 de abril e 19 de julho e, após uma segunda análise, foram considerados elegíveis.

Esse grupo, que ainda não recebeu nenhuma parcela das cinco de R$ 600, vai receber a primeira seguindo as novas datas. Para os nascidos em janeiro a maio, a primeira cota cai nesta quarta-feira (5). Mas o resto das parcelas se encaixará nos quatro ciclos de acordo com os calendários anteriormente divulgado – conforme o mês de aniversário.

Já o outro público, de 345 mil pessoas, engloba quem recebeu a primeira parcela em abril, mas que teve o benefício reavaliado em julho devido às atualizações de dados governamentais.

Nesse caso, as pessoas receberão o crédito da terceira e quarta parcelas na Poupança Social Digital aberta em seus respectivos nomes, também conforme o novo calendário. As parcelas restantes também serão depositadas conforme as datas já disponibilizadas. 

Por exemplo, se o trabalhador nascido em fevereiro já recebeu duas parcelas e estava aguardando o resultado de uma segunda avaliação do governo e foi aprovado, agora ele receberá a terceira também nesta quarta-feira (5). Mas o pagamento da quarta e quinta parcela seguirá as datas dos ciclos já definidos, de acordo com o mês de aniversário.

Continua depois da publicidade

Confira como fica o calendário de crédito na Poupança Social Digital para estes dois grupos:

Mês de nascimento Crédito na conta Poupança Social Digital 
Janeiro a maio 05 de agosto
Junho 07 de agosto
Julho 12 de agosto
Agosto 14 de agosto
Setembro 17 de agosto
Outubro 19 de agosto
Novembro 21 de agosto
Dezembro 26 de agosto

O calendário extra segue a mesma lógica dos outros já apresentados: primeiro, o trabalhador recebe o crédito na conta poupança digital da Caixa, criada automaticamente para todos os trabalhadores correntistas ou não do banco federal; depois, em uma segunda data, o trabalhador pode sacar ou transferir o valor.

Vale lembrar, no entanto, que para fazer uso do dinheiro o trabalhador não precisa esperar a segunda data. Com o crédito na Poupança Digital já é possível baixar o aplicativo Caixa Tem, que permite pagar boletos e contas de água, luz, telefone e fazer pagamentos usando o QR Code – também válido para correntistas ou não da Caixa.

Continua depois da publicidade

Veja as datas para os saques:

Mês de nascimento Saques
Janeiro a abril 08 de agosto
Maio 13 de agosto
Junho 22 de agosto
Julho 27 de agosto
Agosto 01 de setembro
Setembro 05 de setembro
Outubro 12 de setembro
Novembro 12 de setembro
Dezembro 17 de setembro

Para ver o passo a passo para sacar ou transferir o dinheiro do auxílio, clique aqui. 

Incluindo esse novo lote de aprovados, serão 66,2 milhões de brasileiros beneficiários aprovados para receberem o auxílio.

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.