Publicidade
Ao menos quatro aplicativos de bancos brasileiros apresentam falhas na manhã desta sexta-feira, 19, dia em que um apagão cibernético global tem afetado as operações de instituições no exterior, bem como de sistemas de transporte e de outros setores da economia. Ainda não se sabe se as falhas nos bancos do País têm relação com este evento.
Relatos compilados pela plataforma Downdetector, que reúne notificações de usuários, dão conta de problemas no acesso dos aplicativos do Bradesco (BBDC4) e de sua marca digital Next, do Banco Pan e do Neon. As notificações ganharam tração após às 6h (de Brasília), horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.
O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, procurou os bancos mencionados. Aplicativos de outras instituições seguiam funcionando normalmente nesta manhã; o Banco do Brasil (BBAS3) informou que seus canais de atendimento tinham funcionamento normal.
O Bradesco, por sua vez, informou que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global que interrompeu diversos serviços ao redor do mundo nesta sexta-feira e por isso não estavam disponíveis para os clientes do banco. Em comunicado, o Bradesco informou também que suas equipes “estão atuando para regularização o mais breve possível”.
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
O Banco Central, por sua vez, disse que os sistemas estão funcionando normalmente.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações da imprensa internacional, o apagão global está relacionado aos computadores de uma empresa de cibersegurança, a CloudStrike, que informou ter tomado conhecimento de falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft.
(com Estadão Conteúdo)