18h30 – Encerramos aqui a cobertura da Black Friday 2021. Obrigada por acompanhar!
As promoções seguem acontecendo nesta sexta-feira (26), não deixe de conferir os principais sites para comparar preços antes de comprar, bem como os melhores horários para garantir descontos.
18h27 – Procon-SP recebe 310 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações
No mesmo período e horário de 2020, o Procon-SP havia registrado 280 demandas – um aumento de 10% do ano passado para esse.
A reclamação mais relatada até o momento foi quanto a atraso ou não entrega de produto/serviço, um total de 78, que correspondem a 25% do total dos casos.
Demais problemas relatados foram: pedido cancelado após a finalização da compra (51 reclamações, 16% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (47 queixas, 15%); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (43 casos, 14%); produto ou serviço indisponível (26 casos, 8% do total).
18h15 – Faturamento do e-commerce no país soma R$ 1,2 bilhões
Valor representa alta de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento parcial da Neotrust, atualizado por volta das 18h.
O ticket médio nacional das compras era de R$ 707,56, enquanto os pedidos totalizavam 5.915.508. Até o momento, são estimadas 422.959 trocas e devoluções.
Ocupavam o top 5 de categorias mais compradas moda e acessórios; beleza e perfumaria; telefonia; eletroportáteis; e eletrodomésticos.
Com relação ao público consumidor, a maior parte das compras (57%) foram realizadas por mulheres. Destaque para a faixa etária de 26 e 35 anos, com 35,04% dos pedidos.
18h00 – E-commerces de PMEs movimentam R$ 10,8 milhões
Montante é 13% superior ao registrado no ano passado. Ainda segundo dados parciais da Nuvemshop, já foram vendidos mais de 215 mil produtos até o momento, aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2020.
17h45 – Com inflação nas alturas, alimentos e itens de higiene entram em promoção
Carne, leite, papel higiênico. Com a alta dos preços, que já supera os dois dígitos em 12 meses, supermercados e varejistas de alimentos têm apostado na promoção de bens de consumo.
No Assaí, o quilo do frango inteiro congelado sai por R$ 8,99. No Pão de Açúcar, o papel higiênico de 24 rolos sai de R$ 40,99 por R$ 26,99.
Já no Carrefour, todos os produtos de marca própria, que costumam ser, em média, 30% mais baratos do que as marcas tradicionais, terão seus preços congelados até o dia 10 de janeiro.
17h30 – Procon-SP lista 92 sites para você evitar fazer compras
17h15 – Faturamento do e-commerce no país chega a R$ 4 bilhões
Valor representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Neotrust.
Por volta das 17h, o ticket médio nacional das compras era de R$ 703,37, enquanto os pedidos totalizavam 5.653.116.
A região que mais consome durante a Black Friday é a Sudeste, com R$ 2.245.801.239,99. Em seguida, figura o Nordeste, com R$ 716.477.497,04.
17h00 – Chocolates e toalhas: as reclamações nesta Black Friday
Diferente dos últimos anos, quando as maiores reclamações ao longo do evento partiam de eletrônicos, este ano produtos de consumo como shampoo, perfume e itens de hipermercado têm ganhado destaque.
A Etna, estreante no ranking de empresas mais reclamadas na Black Friday do Reclame Aqui, apresentou queixas relacionadas a mercadorias como toalhas, cobertores e tapetes.
Já a Americanas Marketplace disparou em reclamações sobre chocolate e bombons, e não eletrodomésticos ou eletroeletrônicos como normalmente.
Segundo o Reclame Aqui, esse comportamento do consumidor corresponde à ausência de grandes promoções e descontos oferecidos pelas empresas.
16h30 – Burger King tem sanduíche Whopper grátis
Ganhará o lanche quem comprar qualquer produto acima de R$ 21,80 nesta sexta-feira (26) e estiver inscrito no “Clube BK”. Isso porque o valor irá render 220 pontos no programa de fidelidade da rede, número exato para ganhar um Whopper.
O resgate poderá ser feito a partir de sábado (27) até 31 de dezembro nas lojas participantes. A promoção não é acumulativa e é válida apenas para um CPF.
16h15 – Outback Brasil também oferece promoção na Black Friday
Clientes que pedirem uma Super Wings ganharão dois chopps de 340ml ou dois chás gelados (Iced Teas).
Já no delivery, pedindo uma Kookaburra Wings, o pedido recebe automaticamente um upgrade para a Super Wings – uma porção maior do prato, com aumento de dez para 15 sobreasas de frango.
16h00 – Corretoras de câmbio fazem promoções para compra de dólar e euro; vale a pena?
15h45 – Mulheres lideram compras, com 57%
Levantamento da Neotrust mostra que a maior parte dos pedidos é realizada por mulheres (57%), enquanto os homens ficam com 43% das compras.
A faixa etária que mais consome tem entre 26 e 35 anos (35%), seguida por consumidores de 36 a 50 anos (34%). Na sequência vem a faixa etária dos consumidores de até 25 anos (16,82%).
Os brasileiros com mais de 51 anos ocupam a menor porcentagem de compras online, representando 14,2% dos pedidos realizados.
15h30 – A Black Friday da mercearia
Estamos vivendo a Black Friday da mercearia, o que deixa claro o momento inflacionário e difícil para as empresas e ainda mais para o consumidor. Itens de mercearia e higiene, por exemplo, são os únicos que restaram aos consumidores para buscar descontos reais, mostrando o momento contundente de inflação. De um lado estão as empresas sem conseguir fazer promoções, e do outro, os consumidores sem dinheiro”
Edu Neves, CEO do Reclame Aqui
15h15 – Americanas Marketplace e Amazon lideram ranking de empresas mais reclamadas
Segundo o Reclame Aqui, as duas empresas tinham, por volta das 12h desta sexta, 329 e 284 reclamações, respectivamente, desde as 12h de quarta-feira (24).
Na sequência, apareciam Americanas – Loja Online; Magazine Luiza – Loja Online; e Etna Home Store, com 206, 183 e 134 reclamações, respectivamente.
O Reclame Aqui destaca que quem lidera o ranking de empresas mais reclamadas são os grandes e-commerces, com boas reputações e que mais solucionam as reclamações.
Dentre os produtos mais reclamados, os smartphones lideravam o grupo, com 8,68% das reclamações. Serviços de entrega e tênis apareciam depois, com 5,2% e 4,36%, respectivamente.
15h00 – Companhias aéreas têm passagens internacionais por pouco mais de R$ 1 mil
Latam, Azul, Gol, ITA e Copa vão ofertar trechos com desconto até o fim de semana e há opções para viajar ainda em 2021.
Promoções vão desde descontos no valor das passagens até facilidades de pagamento – como maior quantidade de parcelas –, ou redução de preços de serviços, como por franquia de bagagens, seleção de assentos e upgrade de categoria.
14h45 – Procon-SP recebeu 261 reclamações de consumidores com problemas nas compras
A queixa mais relatada até as 12h desta sexta (26) foi quanto a atraso ou não entrega de produto/serviço, um total de 67, que correspondem a 26% do total dos casos.
“Como muitas empresas acabam ampliando a Black Friday, o consumidor que se antecipou nas compras já enfrenta problemas com a entrega do produto. Se esse é o seu caso, não perca tempo tentando contatar a empresa, faça logo uma reclamação no site www.procon.sp.gov.br“, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
“Os fornecedores vão ter que cumprir o que prometeram ao consumidor, caso contrário o Procon-SP irá multar”, explica.
Outros problemas relatados foram: pedido cancelado após a finalização da compra (17%); mudança de preço ao finalizar a compra (13%); maquiagem de preços, quando o desconto oferecido não é real (13%); e produto ou serviço indisponível (8% do total).
14h30 – Black Friday 2021 já alcança, nas 12 horas de evento, 80% de ofertas do ano passado
Em relação às promoções por categoria, games com descontos de 50%, livros 47%, moda feminina 44% e moda masculina 42% tiveram as maiores quedas de preço, segundo levantamento do Promobit, plataforma especializada em descontos e promoções.
Até as 23h59 desta sexta, Fabio Carneiro, CEO do Promobit, estima que muitas promoções estarão disponíveis ao consumidor. “Sexta-feira é o principal dia de Black Friday, e pelo contato que estamos tendo com algumas lojas, a informação é que ainda tem muita coisa barata por vir”, disse.
14h15 – Black Friday: quinta-feira pré-evento tem alta no faturamento e queda de pedidos
Esta quinta-feira (25) que antecedeu a Black Friday 2021 registrou vendas totais de R$ 1,02 bilhões, crescimento nominal de 10% sobre 2020, segundo informações da NielsenIQ|Ebit divulgadas nesta sexta.
O número de pedidos, no entanto, caiu 4%, para 1,54 milhões. E o valor médio das vendas foi de R$ 661, alta de 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
14h – Casas Bahia tem produtos com desconto de até 80%
Televisores de tela grande, smartphones, computadores e eletrodomésticos estão entre os mais procurados.
A marca tem ainda nesta sexta cupons de até 20% de desconto em produtos vendidos e entregues pela Casas Bahia ou lojas parceiras, bem como cashback de até 50%, desde que o cliente pague com banQi no site.
13h30 – Expectativas são de alta no faturamento, mas com média de gastos mais baixa
Estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostra que as lojas virtuais devem movimentar R$ 6,38 bilhões apenas nas 24 horas da sexta-feira (26) da Black Friday, aumento de 25% sobre o ano passado.
O ticket médio deve ser de R$ 620, segundo as estimativas, enquanto no ano passado foi de R$ 668,70.
13h00 – Kindle e Alexa com desconto: Amazon tem produtos com até 70% off
Entre os produtos mais vendidos até as 12h30 desta sexta estavam cadeiras gamers, creme hidratante, Alexa, corda para exercício físico, entre outros.
No site da empresa, o Kindle era vendido com até R$ 100 de desconto, já o Echo Show 8 (1ª geração), custava R$ 599, ante R$ 899 fora da promoção.
Membros Amazon Prime, que pagam a assinatura mensal, têm frete grátis para todo o Brasil em milhões de produtos, sem valor mínimo de compra, e acesso a ofertas exclusivas todos os dias.
12h30 – Google divulga dados de busca na madrugada e manhã desta sexta (26)
O Google compartilhou algumas informações sobre as buscas durante a madrugada e manhã desta sexta.
“O que podemos destacar é que essa Black Friday está super diversificada em termos de produtos e observamos um movimento de especificação de termos entre 8h e 10h na comparação com 6h e 8h – o que pode indicar que as pessoas fizeram as compras dos itens que mais queriam durante a madrugada e na parte da manhã já buscam por compras secundárias”, afirmou Antonella Weyler, analista de insights para o Varejo do Google Brasil.
Confira boletim mais recente do Google, que registrou as buscas entre 8h e 10h desta sexta:
Termos buscados | % de aumento na comparação com 6h-8h |
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488% |
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392% |
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382% |
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380% |
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379% |
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377% |
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374% |
|
372% |
|
369% |
|
369% |
De acordo com o histórico, a lista de produtos que registrou as altas nas buscas geralmente são itens secundários. Durante as primeiras horas da Black Friday, o consumidor costumar buscar por produtos de maior valor agregado, segundo Antonella.
12h00 – McDonald’s tem Big Mac por R$ 0,90 nesta sexta
O lanche McChicken Bacon também será vendido pelo mesmo preço. Já na promoção de Quarterão ou Cheddar McMelt, cada lanche sai por R$ 1,90.
Os descontos são em parceria com o Mercado Pago, do Mercado Livre. Para aproveitar, é preciso realizar o pagamento pelo Código QR via app do Mercado Pago, onde os descontos serão aplicados automaticamente.
11h30 – Vinhos e cervejas: Grupo Pão de Açúcar tem descontos de até 70% nesta sexta
Com descontos que chegam a 70% em categorias como vinhos e espumantes, destilados, cervejas especiais e cafés, o Pão de Açúcar tem promoções ainda em eletrônicos e celulares.
Na última Black Friday do Extra, o foco é em itens de bazar, têxtil e eletro. Já a Cheftime oferece 50% de desconto no primeiro pedido nos planos de assinatura de kits gastronômicos.
11h00 – Americanas tem ofertas com até 80% de desconto e cashback de até 50%
No site Americanas.com, o cliente consegue encontrar eletrodomésticos com até 20% de desconto, smartphones com até 15% de desconto, TVs com 10% de descontos – além de frete grátis em algumas ofertas.
Há ainda a possibilidade de cashback, ou seja, receber parte do valor da compra de volta, de até 50% em compras no app Ame e cupons de descontos de 10%
10h30 – Black Friday no mercado financeiro: CDBs que rendem 300% do CDI e mais
As maiores corretoras do mercado estão promovendo ofertas para clientes e não clientes, que vão desde LCIs a CDBs que pagam até mais que 300% do CDI.
As promoções também se estendem aos que querem gastar com conhecimento: há opções de cursos com descontos de até 70% voltados a quem já investe ou pretende começar a investir no curto prazo.
10h00 – Faturamento do e-commerce chega a R$ 1,8 bilhão
Segundo levantamento da Neotrust, o total de compras realizadas via e-commerce no país até as 7h desta sexta-feira (26) já totalizavam 2.935.941 pedidos.
A região que mais consome durante a Black Friday é a Sudeste, com R$ 1.029.931.604. Em seguida, figura o Nordeste, com R$ 343.898.719,40.
Ao todo, o valor faturado é de R$ 1.843.044.911. O tíquete médio nacional das compras é de R$ 627,75 (3% superior a 2020)
9h30 – Magazine Luiza tem descontos de até 80%
Entre as promoções, varejista tem smartphones top de linha, TVs com telas acima de 55 polegadas e geladeiras de inox.
Já entre os mais “favoritados”, ou seja, que as pessoas marcam como favoritos, estão iPhone 11, Smart TV 50″ com tecnologia 4K e Geladeira Top Freezer, de 400 litros, com dispenser de água.
9h00 – “Atraso na entrega” já é principal problema enfrentado por consumidores
Da 0h às 17h de quinta-feira (25), o Reclame Aqui registrou 210 reclamações sobre o tema. Se comparado com 2019, o aumento é de 162% desse tipo de reclamação na véspera da promoção.
Já em relação às reclamações gerais, desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, ao meio-dia de quarta-feira (24), até as 17h de ontem (25), a Black Friday 2021 já registra 41,4% mais reclamações em relação ao mesmo período da edição passada.
8h30 – Geladeiras e celulares têm maior aumento de preço
Por outro lado, ventiladores, fones de ouvido e aspiradores de pó registraram as maiores quedas nos valores, tornando-se bons candidatos para as compras que o consumidor brasileiro pretende fazer na Black Friday.
Levantamento foi feito pelo Buscapé e analisou a variação de preço na última semana e nos últimos 40 dias.
8h00 – 6 direitos do consumidor que você precisa saber para fazer boas compras
Se você está no grupo de pessoas que pensa em fazer compras nesta edição, precisa estar ciente de alguns dos direitos que possui como consumidor a fim de se proteger de golpes, práticas abusivas e promoções que não valham a pena.
• Direito de arrependimento
• Não lidar com propaganda enganosa
• Direito à informação transparente
• Troca de produto com defeito
• Garantia de entrega
• Direito de receber o produto, se houver cancelamento por falta de estoque
7h30 – Os melhores horários para encontrar promoções
Durante o evento, cada produto tem seu horário de promoção. Segundo estudo da Promobit, pessoas que buscam por smartphones, tablets e telefones podem encontrar mais descontos por volta das 13h, ou entre 22h e 23h.
No grupo de moda e calçados femininos, por outro lado, mais promoções poderão ser vistas por volta das 9h desta sexta, como entre 21h e 22h.
A Black Friday será um jogo que dependerá de estratégia e muita atenção para que o bolso não saia derrotado da maratona de compras.
7h00 – 7 sites para conferir descontos e comparar preços
Para evitar cair na “Black Fraude”, uma dica é checar sites que comparam valores e mostram os melhores descontos.
O InfoMoney listou os principais buscadores e agregadores de descontos que permitem checar se um desconto é real, usando a base histórica de preços, e mostram onde estão as melhores ofertas dentre as diferentes varejistas que participam do evento. A lista inclui plataformas como Zoom, Buscapé e JáCotei.
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