“Antes de investir, pague as dívidas”, aconselha consultor

À InfoMoney TV, o autor e consultorSamuel Marques afirma que nenhum investimento remunera mais do que os juros a dívida cobra

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Eliminar as dívidas é mais importante do que investir. A afirmação é do consultor e autor, Samuel Marques.

“O melhor investimento do mercado é pagar suas dívidas, porque nenhum investimento vai remunerá-lo mais do que a dívida cobra”, afirmou ele em entrevista à InfoMoney TV, durante a Expo Money 2011.

E aconselha: “então, se você tem dinheiro, é melhor pagar o cheque especial do que investir na Bolsa ou no CDB. Então, primeiro pague as dívidas e depois pense em investir”.

Evite novas dívidas
De acordo com o consultor, muitas pessoas sofrem de pensar em cortar gastos para pagar as dívidas, mas isso não é necessário. “Tem gente que prefere se endividar a deixar de tomar um café, mas não é necessário deixar de tomá-lo, o importante mesmo é não se endividar. E para isso, o primeiro passo é não comprar mais a prazo”.

Marques afirma que quem espera juntar o dinheiro para comprar, ao invés de dividir em dez vezes, não precisa cortar gastos. “O ideal é ter o seguinte pensamento: se eu não tenho o dinheiro, eu não vou comprar”.

O segundo passo, segundo ele, é tentar antecipar o pagamento das dívidas já existentes. Mas a maior dificuldade é não se render ao desejo de, ao pagar uma dívida, colocar outra no lugar.

Continua depois da publicidade

“Tem gente que está apertado com três financiamentos, mas, quando paga um, não consegue resistir a tentação de fazer outro. A pessoa às vezes pensa: sem financiar, não consigo comprar. [Isso] não é verdade. Se ela esperar juntar o dinheiro, ela compra o bem e, sem pagar os juros do financiamento, ainda consegue comprar uma segunda coisa. Esse é o segredo”, finaliza.