Publicidade
O número de consentimentos para compartilhamento de dados bancários no âmbito do Open Finance cresceu em 2024. É o que mostra o estudo “Evolução do Open Finance no Brasil”, elaborado pela consultoria internacional BIP, que acompanha o desenvolvimento do ecossistema desde 2020.
O número de consentimentos únicos ativos no Open Finance no país atingiu 37 milhões em outubro de 2024, sendo 99% de pessoas físicas, o que representa um crescimento de 35% em relação aos 27 milhões registrados no mesmo período de 2023.
LEIA MAIS: Por que Open Finance ainda não caiu no gosto do brasileiro? Pesquisa responde
Continua depois da publicidade
Chamadas de API
API, sigla de Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação, em português), é um mecanismo que permite a comunicação entre diferentes softwares ou aplicações por meio de interação e compartilhamento de dados. No âmbito do Open Finance, existem as chamadas de API, que permitem o compartilhamento de dados bancários entre instituições financeiras, clientes e, eventualmente, terceiros autorizados.
Em outubro de 2024, na última leitura do estudo da BIP, foram registradas mais de 11,6 bilhões de chamadas de API, um aumento de 111% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Apesar do aumento significativo no número de compartilhamentos de dados entre instituições, três conglomerados concentram mais de 68% do total de chamadas: Nubank (47,2%), Mercado Pago (12%) e Santander (9,2%). Eles são seguidos por Itaú (8,2%), Caixa (8%), Banco do Brasil (3,4%) e Bradesco (2,1%). As demais instituições detêm a parcela restante de 9,9%.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: Menos dívidas? 4 recursos de Open Finance e Pix vão mudar a gestão de suas finanças
O consumo de dados do Open Finance no mês de outubro de 2024 ficou concentrado nas APIs de Contas (44,5%) e Cartão de Crédito (21,6%).
Investimentos
O número de chamadas das APIs de investimentos cresceu para 1,47 bilhão de chamadas em outubro de 2024, comparado com apenas 22,6 milhões em outubro de 2023.
Continua depois da publicidade
As principais receptoras de dados de investimentos são Caixa (20%), Itaú (18%), Nubank (14%), Santander (12%), XP (12%), BTG (8%), Mercado Pago (7%) e Banco do Brasil (4%).
Dentro do segmento, por assunto, as chamadas de APIs relacionadas à Renda Fixa Bancária lideram com folga, concentrando 76% do total, seguidas por Renda Variável (13%), Fundos de Investimento (7%), Títulos do Tesouro (2%) e Renda Fixa de Crédito (1%).