Publicidade
A atual temporada da declaração do Imposto de Renda termina em 29 de abril. A prestação de contas ao Leão sempre deixa o contribuinte de cabelo em pé.
Duvidas não faltam: quem é obrigado? O que é possível deduzir? Quem são os dependentes? Como declarar o aluguel? O que fazer para declarar determinado investimento? Como declarar herança?
Além do serviço do InfoMoney sobre Imposto de Renda do InfoMoney, a Receita Federal colocou à disposição da população, nesta quinta-feira (17), o tradicional “Perguntão 2022”, ou “Perguntas e Respostas 2022”.
Leia também:
Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022?
IR 2022: Como declarar investimentos no imposto de renda
Restituição do Imposto de Renda 2022: como consultar e quando receber
Como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda?
O documento é elaborado pela Coordenação-Geral de Tributação, a partir de indagações formuladas por contribuintes e por servidores da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), principalmente durante o Programa Imposto sobre a Renda – Pessoa Física.
É um “livro de respostas” que conta com 714 tópicos da declaração e explica o que o contribuinte deve fazer para prestar as informações de forma correta.
Continua depois da publicidade
“Este trabalho destina-se a facilitar o desempenho dos servidores que atuam na orientação aos contribuintes pessoas físicas, tendo sido considerada a legislação até dezembro de 2021. O objetivo principal é fornecer subsídios para apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2022, ano-calendário de 2021”, diz a Receita sobre o conteúdo.
Entre os principais tópicos do sumário estão: obrigatoriedade de entrega, desconto simplificado, prazos, multas por atraso, envio da declaração, retificação, declaração em conjunto, entre outros tópicos.
Como acessar
Para acessar o conteúdo, o contribuinte deve entrar página da Receita Federal, abrir a sessão de Imposto de Renda 2022, e na página principal há uma aba de “Orientações”. Lá basta procurar pelo “Perguntão” e acessar o conteúdo deste ano.