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Nesta segunda-feira (31), 5.632.036 contribuintes vão receber o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O crédito bancário tem valor total de RS 7,5 bilhões — o mesmo patamar pago nos dois primeiros lotes.
O terceiro lote é o primeiro que beneficia quem não faz parte de nenhum tipo de prioridade: serão contemplados 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março de 2023.
Serão beneficiados por esse lote:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Do valor total, R$ 5.585.384.236,58 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade.
Como receber o valor da restituição
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix CPF. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
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Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Como saber se receberei os valores?
Segundo a Receita, é preciso prestar atenção à mensagem que aparece ao fazer a consulta. Se a informação for “em fila de restituição”, significa que o contribuinte está no aguardo dos recursos, que são disponibilizados mensalmente para pagamento dos lotes de restituição.
Quem fizer a consulta para o terceiro lote e tiver contato com esta mensagem, é provável que ainda não receberá o dinheiro.
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Por outro lado, quando aparecer uma mensagem relacionada com “enviado crédito para o banco” significa que o contribuinte foi contemplado.
Reportagem recente do InfoMoney explica o passo a passo para você identificar se chegou a sua vez de receber valores dos lotes da Receita.
Calendário
Os lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias:
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- primeiro lote (31 de maio);
- segundo lote (30 de junho);
- terceiro lote (31 de julho);
- quarto lote (31 de agosto);
- e quinto e último lote (29 de setembro).
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