Publicidade
A consulta ao segundo lote de restituição de Imposto de Renda 2023 será aberta nesta sexta-feira (23) e o montante será pago em 30 de junho. E os contribuintes que enviaram a declaração no modelo pré-preenchido e/ou optaram pelo Pix para receber os valores podem comemorar: a Receita confirmou que este segundo lote deve contemplar majoritariamente esse grupo.
“Nesse segundo lote devemos ter alguns contribuintes com prioridades legais (que entregaram após o início da geração do primeiro lote) e a maioria com prioridade Pix e/ou Pré-Preenchida”, afirmou o Fisco ao InfoMoney.
O primeiro lote contemplou 4,1 milhões de contribuintes, sendo apenas 5% deles do grupo do que enviaram pré-preenchida ou optaram pelo Pix. A maioria faz parte das prioridades legais, ou seja, idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores.
Continua depois da publicidade
A Receita ainda não divulgou quantos contribuintes serão contemplados, nem qual o valor total do segundo lote.
Vale lembrar que a ordem de prioridades teve essa novidade em 2023, justamente com a inclusão dos recursos da declaração:
- idosos;
- pessoas com doenças graves;
- pessoas com deficiência;
- professores;
- e contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix (a novidade desta temporada);
- demais contribuintes entram por último nesta fila.
Sendo assim, os contribuintes que não fazem parte de nenhum grupo de prioridade legal, nem enviaram suas declarações no modelo pré-preenchido ou optaram por Pix, devem começar a receber as restituições a partir do terceiro lote, pago em 31 de julho.
Continua depois da publicidade
A ordem de pagamento segue os grupos de prioridades e depois a ordem de entrega: quem enviou antes, recebe antes.
O InfoMoney fez uma reportagem recente que mostra como o contribuinte pode confirmar se vai receber a restituição nesse segundo lote.
Recorde em 2023
Neste ano, a Receita Federal recebeu 41.151.515 de declarações de Imposto de Renda. O número representou um recorde consecutivo absoluto: em 2022, o volume de declarações recebidas foi de 36,3 milhões de declarações, o maior até então.
Continua depois da publicidade
A expectativa inicial do Fisco era receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023. E o resultado superou as expectativas.
LEIA MAIS
- Como fazer a retificação do IR 2023?
- Restituição do Imposto de Renda 2023: como consultar e quando receber
- Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023