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As ações da operadora de redes de fast food Zamp (ZAMP3) fecharam em forte alta após a companhia anunciar nesta quinta-feira (6), antes da abertura do mercado, a compra da operação brasileira de lojas da rede de cafeterias norte-americana Starbucuks por R$ 120 milhões. A Zamp atualmente administra a operação no Brasil das redes Burger King e Popeyes. A SouthRock, que operava a rede de cafeterias no Brasil, pediu recuperação judicial no final do ano passado. Na sessão, os ativos ZAMP3 saltaram 10,19%, a R$ 3,46.
A conclusão da operação está sujeita às aprovações regulatórias finais. A Starbucks tinha 190 lojas no Brasil em 2023, com vendas de R$ 511 milhões, praticamente nenhum lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) e pagando royalties efetivos de 6,6%.
A operação foi lançada no Brasil em 2006 e, desde então, o negócio enfrenta desafios estruturais e passa por múltiplos operadores, incluindo a Alsea, destaca o Goldman Sachs.
A gestão da Zamp vem reiterando uma estratégia de longo prazo de criação de uma “casa de marcas” (house of brands) para o fast food no Brasil. A empresa atualmente detém os direitos de master-franqueado do Burger King e do Popeyes e tentou adquirir a Domino’s Brasil no passado.
Ao olhar para os números da companhia e assumindo que não há contribuição de Ebitda do Starbucks, o banco vê a alavancagem pró-forma da Zamp passando para 2,6 vezes após o acordo, acima das 2,2 vezes do 1T24, mantendo todas as outras premissas.
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Para os analistas do Goldman, embora a liquidez não pareça ser uma preocupação, tem pouca convicção nos méritos estratégicos desta aquisição. Esta operação surge num momento em que a Zamp tem desacelerado os investimentos dentro da sua bandeira principal, Burger King.
“A empresa fechou 11 lojas no 1T24 e tem apostado mais nos franqueados para apoiar seus planos de crescimento no curto prazo. Essa desaceleração criou um espaço ‘em branco’ no mercado que foi preenchido pela Arcos Dorados. Vemos as cafeterias como um segmento altamente desafiador para operar no Brasil, dados os impostos de importação de café historicamente altos (ou seja, de 9% antes de 2022) e a intensa concorrência de padarias familiares”, avalia o Goldman Sachs. O banco tem recomendação de venda para as ações ZAMP3, com preço-alvo de R$ 4,10, ainda um potencial de valorização de 31% frente o fechamento de quarta-feira.
O Bradesco BBI também diz estar cauteloso com a operação. “A iniciativa de diversificação de marcas é positiva e há um forte potencial na combinação de uma das mais fortes marcas de consumo globais voltadas para o consumidor brasileiro. Dito isto, as dificuldades de integração a curto prazo, bem como os esforços necessários para renovar as operações atuais da Starbucks, podem ser motivo de preocupação. O valor de R$ 120 milhões a ser pago pelo ativo está abaixo da estimativa que chegamos, o que é positivo”, avaliam os analistas. Porém, ainda não há certeza se esse será de fato o valor final e qual o número exato de lojas que serão vendidas por esse valor. Por enquanto, o banco mantém recomendação neutra.