Yuan chinês atinge o nível mais forte em relação ao dólar em mais de 16 meses

Moeda chinesa subiu à medida que os investidores avaliam uma série de medidas para apoiar a economia chinesa

Bloomberg

Os ganhos do yuan podem se estender se a fraqueza do dólar levar os exportadores chineses a repatriar parte de suas grandes reservas em dólares para a moeda local. Fotógrafo: Xaume Olleros/Bloomberg
Os ganhos do yuan podem se estender se a fraqueza do dólar levar os exportadores chineses a repatriar parte de suas grandes reservas em dólares para a moeda local. Fotógrafo: Xaume Olleros/Bloomberg

Publicidade

O yuan superou a marca de 7 por dólar pela primeira vez em 16 meses, à medida que os investidores digeriam uma série de medidas para apoiar a economia chinesa e a recente redução da taxa pelo Federal Reserve manteve o dólar em desvantagem.

O yuan offshore subiu até 6,9951 por dólar nesta quarta-feira (25), estendendo uma recuperação de cerca de 4% em relação ao mínimo do ano atingido em julho. A China lançou uma série de medidas de apoio político na terça-feira (24), em meio a preocupações sobre sua meta de crescimento, incluindo planos para um fundo de estabilização do mercado de ações.

A moeda tem se valorizado neste trimestre, à medida que as expectativas de que o Fed afrouxará ainda mais sua política, após uma redução de meio ponto percentual, mantiveram o dólar próximo ao nível mais baixo desde janeiro.

Os ganhos do yuan podem se estender se a fraqueza do dólar levar os exportadores chineses a repatriar parte de suas grandes reservas em dólares para a moeda local. Os fluxos de capital para o país já melhoraram em agosto, com empresas locais registrando vendas líquidas de câmbio em bancos pela primeira vez em 14 meses.

Observação da fixação

A postura do Banco Popular da China, o Banco Central chinês, em relação ao yuan voltou ao foco após o sentimento em relação à moeda oscilar de um pessimismo intenso para ganhos rápidos. Embora o sentimento melhorado na China, que se seguiu a um conjunto de medidas anunciadas na terça-feira, seja bem-vindo pelas autoridades, elas também devem estar atentas a sinais de ganhos excessivos da moeda que poderiam prejudicar a competitividade das exportações do país.

A taxa de referência do yuan do Banco Popular da China na quarta-feira indicou sua postura neutra em relação à moeda, pelo menos por enquanto. A chamada fixação foi estabelecida em 7,0202 por dólar, em comparação com estimativas de 7,0206 em uma pesquisa da Bloomberg com traders e analistas.

Continua depois da publicidade

“As autoridades não estão buscando se opor à recente valorização do yuan”, disse Khoon Goh, chefe de pesquisa na Ásia do Australia & New Zealand Banking Group. Eles estão “dando o sinal verde para mais ganhos da moeda”, acrescentou.

Ainda assim, a ameaça de uma reação do Banco Popular da China ainda paira, já que o governador Pan Gongsheng disse na terça-feira que a China evitará a formação de expectativas unilaterais no mercado de câmbio e evitará riscos de superaquecimento na taxa do yuan. Ele também reiterou que a taxa de câmbio do yuan tem fundamentos sólidos para permanecer basicamente estável.

O Banco Popular da China possui várias ferramentas para desacelerar a valorização do yuan, de acordo com Khoon, do ANZ. Ele poderia reduzir a razão de reserva de risco para transações futuras de moeda para 0% a partir dos atuais 20%, ou aumentar a razão de requerimento de reserva para depósitos em moeda estrangeira dos bancos, disse.

Continua depois da publicidade

Bancos estatais também estão desempenhando um papel na gestão da moeda. Eles foram vistos ativamente fazendo ofertas por dólares contra o yuan acima de 7,03 por dólar no final da terça-feira, limitando o avanço do yuan, enquanto exportadores venderam dólares na quarta-feira em meio ao aumento de consultas para compras de dólares, de acordo com traders que pediram para não serem identificados, pois não estão autorizados a falar publicamente.

O yuan onshore não conseguiu ultrapassar a marca de 7 por dólar, subindo até 7,0012 na quarta-feira. O Banco Popular da China também reduziu a taxa de juros cobrada em seus empréstimos de política de um ano, enquanto retirava liquidez líquida por meio da instalação de empréstimos.

Os ganhos do yuan podem não parecer sustentáveis acima de 7 por dólar antes que os dados da China e o mercado imobiliário mostrem uma melhora significativa, disse Ken Cheung, estrategista-chefe de FX asiático no Mizuho Bank. “Embora o PBOC esteja ciente do risco de valorização unilateral do yuan, de acordo com os comentários do governador Pan, isso significa que medidas para esfriar a tendência de valorização do yuan estão prontas, se necessário.”

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.