Xtage amplia portfólio e oferece criptomoedas Polygon e Chainlink para negociação

As duas se somam ao Bitcoin e Ethereum no portfólio de criptomoedas disponíveis na plataforma

Rodrigo Tolotti

Lançamento da Xtage, plataforma de criptoativos da XP, na Nasdaq, em Nova York
Lançamento da Xtage, plataforma de criptoativos da XP, na Nasdaq, em Nova York

Publicidade

A Xtage, plataforma de negociação de ativos digitais da XP Inc., anunciou nesta quarta-feira (26) a inclusão de duas novas criptomoedas em sua plataforma, a Chainlink (LINK) e a Polygon (MATIC).

Essas são as primeiras adições ao portfólio da empresa desde seu lançamento, em agosto, quando deu início às operações com a oferta de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) aos clientes.

As duas novas criptos estão entre as mais negociadas do mercado. A Polygon é também a 11ª maior cripto em valor de mercado, com US$ 7,1 bilhões, enquanto a Chainlink ocupa a posição 21 nessa lista, valendo no total US$ 3,3 bilhões.

Segundo Marcos Horie, CEO da Xtage, a inclusão das duas moedas digitais visa complementar o portfólio de criptos oferecidas pela empresa, com protocolos que sejam diferentes dos já existentes para que o cliente possa começar a montar uma “carteira cripto”.

“Mais do que escolher as maiores criptos, queremos escolher as que são complementares”, diz o executivo ressaltando que a companhia faz um rigoroso processo quantitativo e qualitativo de análise dos ativos para incluir na plataforma.

A Polygon é uma rede blockchain de segunda camada que “conversa” com o Ethereum. Sua proposta é facilitar o desenvolvimento de aplicativos, desafogando a rede principal. Já a Chainlink é uma plataforma cria uma ponte entre contratos inteligentes e dados do mundo real, como cotações.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Polygon (MATIC): conheça a rede cripto que promete melhorar o Ethereum

A plataforma, que conta com parceria da Nasdaq para sua base tecnológica, fica integrada ao aplicativo da XP, onde o investidor tem a aba “Cripto” disponível para comprar e vender as moedas digitais de forma rápida.

Segundo Horie, a exchange já está disponível para quase 2 milhões de clientes com conta na XP. “Temos visto um bom interesse das pessoas, mas o momento mais negativo do mercado ainda pesa para que mais pessoas invistam”, avalia ele.

Continua depois da publicidade

Recentemente, a Xtage foi uma das poucas exchanges do país que deu suporte para o EthereumPoW (ETHW), uma cripto que surgiu durante a atualização Merge (Fusão, em inglês) da rede Ethereum. Na ocasião, a empresa depositou o valor em reais na conta dos clientes, em proporção ao que possuíam de ETH após a “duplicação” da rede.

“Estamos trabalhando para lançar mais ativos digitais nos próximos meses, assim como trazer novas ferramentas no aplicativo”, completa Horie, ressaltando que a Xtage não descarta a possibilidade de permitir, no futuro, saques e depósitos de cripto na plataforma.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.