Xstrata confirma negociações com Glencore para criar mineradora de US$ 80 bilhões

Glencore deverá anunciar até as 15h do dia 1º de março, uma firme intenção de fazer uma oferta ou de não fazer uma proposta

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A mineradora Xstrata, que está em negociações com a Glencore International, confirmou nesta quinta-feira (2) que recebeu uma proposta da empresa para uma fusão de todas as ações das duas companhias.

Uma matéria do jornal britânico Financial Times já havia dado conta de que as empresas estavam em discussões avançadas sobre um acordo que poderá mudar a cara do setor de mineração, com a criação de uma mineradora avaliada em US$ 80 bilhões, que comercializará uma ampla variedade de commodities ao redor do mundo.

Em comunicado, a Xstrata afirma a Glencore deverá anunciar até as 15h (horário de Brasília) do dia 1º de março, uma firme intenção de fazer uma oferta ou de não fazer uma proposta, mas lembrou que o prazo pode ser estendido.

Continua depois da publicidade

A Xstrata disse também que o acordo poderá, ou não, resultar em uma oferta de compra da mineradora pela Glencore. “Não há nenhuma certeza de que qualquer oferta será feita”, declarou a empresa, em nota.