Westwing (WEST3) tem prejuízo 30% menor no 4º tri de 2022, a R$ 24,6 milhões, e foca em reduzir consumo de caixa

A empresa de loja de decoração tem reduzido parcelamento de clientes e melhorado gestão de estoque em meio a cenário desafiador

Equipe InfoMoney

Loja da Westwing (Divulgação)
Loja da Westwing (Divulgação)

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A empresa de loja de decoração Westwing (WEST3) registrou um prejuízo líquido de R$ 24,573 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), uma melhora de 30,3% em relação a igual período do ano anterior, informou a companhia, destacando ainda que o balanço do 4T21 foi reapresentado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado, por sua vez, foi negativo em R$ 25,1 milhões, uma melhora de 31,8% frente o 4T21.

No 4T22, a receita líquida caiu de 14,6% na comparação anual, atingindo R$ 69,57 milhões, impactada tanto pela performance de volume de mercadorias brutas (GMV, na sigla em inglês) no período, assim como pela descontinuidade da operação de marketplace (ocorrida em agosto de 2022).

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“Desconsiderando a receita de marketplace na base comparativa do 4T21, operação que foi descontinuada em função da estratégia da companhia de redução de consumo de caixa, a redução no trimestre seria de 12,4% ao ano”, apontou a empresa.

“O ano de 2022 foi bastante desafiador em termos de crescimento para o mercado de casa e decoração. No 4T22, porém, ainda que não tenha apresentado números positivos de crescimento, conseguimos observar uma melhoria na dinâmica da performance do GMV (-6,9% na base anual) quando comparado aos trimestres anteriores (-21% na base anual no 2T22 e -22% no 3T22)”, apontou a companhia.

A Westwing ainda destaca que, em 2022, decidiu mudar sua estratégia para foco em menor consumo de caixa e maior busca de rentabilidade.

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A decisão advém de dois principais fatores, segundo a empresa: (i) mercado de casa e decoração com demanda aquém da esperada para o pós-pandemia, além das perspectivas ainda não concretas de potencial retomada, e (ii) manutenção de liquidez robusta para suportar o período desafiador, assim como se preparar e poder voltar a investir rapidamente assim que o cenário do setor começar a dar sinais mais positivos de crescimento.

“Para isso, implementamos algumas medidas com foco em redução do consumo de caixa, como redução do parcelamento de clientes e melhoria de gestão de estoque (com gestão integrada de Club, Now e lojas), com consequente redução dos níveis de estoque. Também trabalhamos em redução de SG&A [despesas de vendas, gerais e administrativas] para ganhos de eficiência, com redução de quadro de funcionários e reestruturação de despesas gerais, assim como redução de ritmo de investimentos”, afirmou.  Também foram reduzidos investimentos em marketing.

A companhia destaca ter fechado 2022 com liquidez total de R$ 218,2 milhões, dos quais R$ 158,2 milhões em caixa e aplicações financeiras e R$ 60 milhões em recebíveis de financiamentos continuam zeradas.

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O consumo de caixa foi de R$ 1,6 milhão no 4T22, redução de 76% se comparado ao 3T22 e de 96% versus o 4T21.

As despesas operacionais aumentaram, contudo, 1,9% no 4T22 em relação ao 4T21, atingindo R$ 59,1 milhões. Já em 2022, as despesas atingiram R$ 192,5 milhões, queda de 7,9% versus 2021, “o que demonstra os esforços da companhia em maior preservação de caixa”, afirmou.