Walmart eleva previsão de vendas à medida que consumidores buscam pechinchas

As ações da Walmart subiram até 8,4% nas negociações em Nova York, o maior ganho intradia desde novembro de 2022

Bloomberg

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A Walmart elevou sua previsão de vendas para o ano, impulsionada por consumidores que compram produtos essenciais e buscam promoções, mesmo enquanto reduzem gastos em outras áreas. A empresa, com sede em Bentonville, Arkansas, agora espera que as vendas líquidas aumentem até 4,75% para o ano, em comparação com a previsão anterior de um aumento de até 4%. Também aumentou suas metas para a receita operacional e lucros.

“Estamos vendo que o consumidor continua a ser exigente, seletivo e em busca de valor”, disse o diretor financeiro John David Rainey em uma entrevista na quinta-feira. “Não estamos observando nenhum desgaste adicional na saúde financeira de nossos clientes.”

As ações da Walmart subiram até 8,4% nas negociações em Nova York, o maior ganho intradia desde novembro de 2022. As ações estavam em alta de 31% no acumulado do ano até o fechamento de quarta-feira, em comparação com um ganho de 14% do índice S&P 500. As ações da rival Targettambém subiram até 6%.

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Nas últimas semanas, os investidores tentaram entender mercados de trabalho nebulosos e a volatilidade das ações, analisando empresas em busca de pistas. O otimismo da Walmart aponta para um consumidor americano cada vez mais exigente, enfrentando incertezas econômicas e altas taxas de juros. Os americanos estão reduzindo viagens e adiando grandes reformas em casa, com varejistas como Home Depot e Wayfair sinalizando um ambiente de gastos enfraquecido. Em vez disso, as pessoas estão priorizando itens essenciais, como alimentos, o que deu um impulso aos negócios da Walmart.

Cada mês do trimestre permaneceu relativamente consistente, e não houve recuo durante o último trimestre em julho. A previsão mais alta reflete o desempenho superior da empresa na primeira metade do ano, disse Rainey, acrescentando que a incerteza ainda persiste devido às próximas eleições nos EUA e à agitação geopolítica no Oriente Médio.

A Walmart informou que as vendas comparáveis nos EUA aumentaram 4,2%, excluindo combustíveis, no último trimestre, impulsionadas por unidades e transações mais altas. Analistas esperavam um ganho de 3,4% para esse indicador, que captura a receita gerada online e em lojas abertas há pelo menos um ano. A empresa registrou ganhos ajustados de 67 centavos por ação, superando a estimativa média dos analistas de 65 centavos. As vendas de mercadorias gerais da empresa cresceram após 11 trimestres consecutivos de quedas. A categoria, que tem margens mais altas, prejudicou os negócios nos últimos anos à medida que os consumidores reduziram gastos com itens discricionários. A Walmart afirmou que sua ampla variedade desses produtos está atraindo consumidores.

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Dentro das mercadorias gerais, produtos de jardim, gramado e sazonais, como boias de piscina, se destacaram durante o trimestre. Juntas, todas as boias de piscina vendidas pela Walmart se estenderiam por 30 mil campos de futebol, disse Rainey. A temporada de volta às aulas começou de forma saudável, com material escolar sendo popular.

“Não estamos experimentando um consumidor mais fraco de forma geral”, disse o CEO Doug McMillon em uma chamada com analistas. “Eles querem valor. Eles querem uma ampla variedade de itens e serviços.”

Uma deflação notável é improvável no futuro, disse ele. Os preços dos produtos de mercadorias gerais, que se referem a itens não essenciais como eletrodomésticos, não devem cair muito mais. Os preços dos alimentos embalados ainda estão subindo, com alguns fornecedores discutindo aumentos potenciais, e a Walmart está se opondo a isso, afirmou.

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A Walmart tem sido uma exceção entre as empresas de consumo, que geralmente enfrentam demanda mais fraca, à medida que comportamentos em busca de valor impulsionam seus negócios.

A Home Depot e a Whirlpool cortaram suas previsões de vendas para o ano, já que seus consumidores estão segurando gastos em itens de grande valor e projetos de melhoria doméstica. O CFO da Home Depot, Richard McPhail, disse na terça-feira que, enquanto as taxas de juros permanecerem altas, mesmo aqueles com condições de gastar não estão se esbanjando, uma tendência que ele chamou de “mentalidade de adiamento.”

O CEO da Whirlpool, Marc Bitzer, disse em uma entrevista no final de julho que a confiança do consumidor foi afetada. “Você tem um consumidor que está navegando entre inflação, aumentos de taxas de juros, guerras globais e uma campanha eleitoral que parece ser jogada em cenários apocalípticos”, disse ele.

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“Os consumidores estão definitivamente se tornando mais direcionados em suas compras”, disse John Tomlinson, um analista sênior da empresa de pesquisa M Science. As pessoas estão comprando itens em promoção e gastando durante eventos de ofertas, mas recuam quando não sentem que há um bom valor.

Isso beneficia os varejistas que atendem a itens baseados em necessidades, como alimentos e produtos de saúde, nomeadamente a Walmart e clubes como a Costco, disse ele. A Target e outros varejistas menos conhecidos por suas ofertas estão sendo pressionados.

Os alimentos, que representam cerca de 60% das vendas da Walmart nos EUA, continuam a prosperar, e o varejista está ganhando tráfego, participação de mercado e consumidores de diferentes faixas de renda. Em particular, consumidores mais ricos têm sido um motor significativo à medida que também buscam ofertas. Ao longo do trimestre, a Walmart adicionou mais descontos, que aumentaram 35% em alimentos.

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As vendas no varejo aumentaram em julho, o maior crescimento em quase dois anos, em um avanço amplo que aponta para um consumidor que continua a desafiar as expectativas. Dito isso, os americanos estão cada vez mais utilizando cartões de crédito e outros empréstimos para apoiar suas compras, à medida que as economias acumuladas durante a pandemia se esgotam e o crescimento salarial perde força. Isso levou os consumidores a priorizar itens essenciais e buscar ofertas. As vendas de comércio eletrônico cresceram modestamente no mês, refletindo potencialmente grandes descontos durante promoções como Walmart Deals e o Prime Day da Amazon.com.

“Os consumidores se concentraram em itens essenciais e descontos online em julho”, disseram Estelle Ou e Eliza Winger, da Bloomberg Economics. “Juntamente com um mercado de trabalho mais flexível, esperamos que o gasto do consumidor continue focado de forma estreita e que o gasto discricionário continue a perder força.”

O negócio de comércio eletrônico da Walmart foi beneficiado, crescendo 22% nos EUA, à medida que a operadora de cerca de 4.600 lojas depende de sua vasta rede de locais físicos para atender pedidos online. Os executivos disseram que a empresa está reduzindo as perdas do comércio eletrônico e cortando custos relacionados à entrega, e que os consumidores estão dispostos a pagar mais para receber pacotes mais rapidamente.

A empresa também tem investido em publicidade, associação, mercado de terceiros e outros negócios mais novos que têm margens de lucro mais altas. O crescimento dessas áreas está ajudando a Walmart a reinvestir em preços e outras partes das operações. A publicidade e a associação foram grandes impulsionadores do crescimento da receita operacional.

As vendas internacionais aumentaram 8,3%, lideradas pela Walmex e pela China. O crescimento das vendas comparáveis na China aumentou 13,8% devido à força do Sam’s Club e do comércio eletrônico. A Walmex viu vendas fortes em alimentos e produtos consumíveis.

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