Vivo (VIVT3) e Claro apresentam desempenho sólido e aceleração das adições em maio

TIM (TIMS3) também acelerou sua tendência de crescimento com 154 mil adições líquidas

Felipe Moreira

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Os dados do mercado de telecomunicações brasileiro de maio foram divulgados recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O Goldman Sachs destacou o desempenho sólido da Telefônica (VIVT3) e da Claro em telefonia móvel, bem como aceleração das adições líquidas da Vivo em banda larga fixa e especialmente em fibra. Além disso, observou a continuidade do corte de serviços de TV por assinatura.

Na operação de telefonia móvel, Claro e Vivo registraram volumes similares de adições líquidas no pós-pago, liderando o mercado com uma contribuição de cerca de 223 mil assinantes cada.

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A TIM (TIMS3) também acelerou sua tendência de crescimento com 154 mil adições líquidas, seguida por operadores menores (+48 mil). Os volumes de pré-pago para o mercado geral foram estáveis pelo terceiro mês consecutivo, com as adições líquidas da Vivo (+48 mil) sendo parcialmente compensadas pelas perdas líquidas da Claro (-47 mil).

Para banda larga fixa, o Goldman comenta que a Vivou acelerou suas adições líquidas (+57 mil contra +41 mil em abril e +38 mil em março), enquanto a Claro reduziu seu volume de adições líquidas (+17 mil ante +23 mil em abril e +31 mil em março), com a maior parte de suas adições líquidas impulsionadas pela fibra.

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Já para TV por assinatura, a tendência de corte de serviços continua, uma retração de 17,7% em maio na base anual, com perdas líquidas na Oi (OIBR3), de 80 mil, Sky Brasil, com menos 57 mil, Claro, com perda de 56 mil, e Vivo, com menos 5 mil, mais que compensando um aumento atípico de 68 mil volumes de operadores menores.

A XP Investimentos, por sua vez, destaca que entre os provedores de internet listados, a Brisanet (BRIT3) foi a melhor em termos de crescimento orgânico, adicionando cerca de 12,3 mil clientes, contra cerca de 9,1 mil em abril de 2024. Já a Desktop (DESK3) registrou 11,1 mil adições líquidas em maio de 2024 e a Unifique (FIQE3) adicionou 900 clientes.

Em termos de market share, a Vivo atualmente detém uma participação de mercado de 38,6% (pré-pago + pós-pago), enquanto a Claro tem 33,9% e a TIM 23,7%. A XP mantém recomendação de compra para Tim e Vivo, com preço-alvo de, respectivamente, R$ 24 e R$ 64.

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Entre os provedores de internet, Desktop e Unifique tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 21 e R$ 7, nesta ordem. Já Brisanet tem classificação neutra e preço-alvo de R$ 5.