Vencedores do Nobel, Shiller e Rogoff afirmam: mercado tem perdido o “espírito animal”

O investimento público americano sofreu nos últimos anos, enquanto o mercado altista em renda fixa foi acentuado pela liquidez injetada na economia pelo Federal Reserve dos Estados Unidos desde o crash financeiro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O nervosismo e o medo tomaram o controle da economia dos EUA, levando a um baixo investimento em meio a um sentimento crescente de aumento da desigualdade, destacaram os economistas e vencedores do Nobel de Economia Robert Shiller e Keneth Rogoff ao portal americano CNBC, em Davos, Suíça, onde acontece o Fórum Econômico Mundial. 

“É incrível como o investimento medíocre neste ponto da história é um sinal de uma certa perda dos ‘espíritos animais'”, afirmou o vencedor do prêmio Nobel Shiller. “Há definitivamente um nervosismo, porque não é só o baixo investimento, os juros também estão em patamares recordes de baixa”, acrescentou.

“Espírito animal” é um termo cunhado por John Maynard Keynes para descrever a confiança para investir ou gastar.

A CNBC ressalta que o investimento público americano sofreu nos últimos anos, enquanto o mercado altista em renda fixa foi acentuado pela liquidez injetada na economia pelo Federal Reserve dos Estados Unidos desde o crash financeiro.

“Os rendimentos de prazo mais longo em títulos soberanos para muitos países estão agora em mínimas históricas, e é um sinal de que o medo tomou conta nos mercados de ativos”, de acordo com Ken Rogoff, professor de economia na Universidade de Harvard. E, para Rogoff, ainda há um nervosismo residual após a crise financeira.

E Shiller acrescentou que está constantemente preocupado que uma bolha pode estourar tanto no mercado de ações quanto no mercado de títulos nos EUA, destacando que “os preços dos ativos estão muito altos”. Rogoff acrescentou que os baixos rendimentos foram também um sinal de que as pessoas estão perdendo a fé na capacidade dos bancos centrais para manter as taxas de inflação em níveis desejados.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.