Vale: interrupção temporária em operação de níquel em Onça Puma; como afeta produção?

Interrupção temporária em Onça Puma deve gerar um impacto marginal na produção de níquel da Vale no curto prazo, com efeito limitado para as ações

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Vale (VALE3) comunicou a interrupção temporária das operações na usina de níquel de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, Pará.

A paralisação ocorreu devido a danos na rede de transmissão de energia após um forte vendaval em 5 de outubro. A empresa estima um impacto de 1,5 a 2,0 Kt (mil toneladas) na produção de níquel no 4T24, mas afirma que isso não implica mudança no guidance anual de 153-168 Kt. O reestabelecimento da energia elétrica é esperado até 15 de outubro.

A Genial Investimentos aponta que a interrupção temporária em Onça Puma deve gerar um impacto marginal na produção de níquel da Vale no curto prazo. Como o guidance anual foi mantido, acredita que o efeito sobre o preço-alvo das ações seja limitado.

“A companhia está sujeita a condições climáticas adversas como parte da matriz de risco, de forma que vemos o movimento como uma causa natural e fora da ingerência da Vale”, avalia a Genial, que tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 78,50 para VALE3.

O Bradesco BBI não espera um grande impacto nos resultados da Vale. “Também observamos que os resultados do níquel no quarto trimestre devem representar menos de 2% do Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] total da empresa para o trimestre”, avalia o banco.