Unicasa (UCAS3), dona da Dell Anno, tem baixa de 65,3% no lucro no 1º trimestre, a R$ 3,5 milhões

Companhia divulgou seus números trimestrais nesta noite de segunda-feira (8)

Felipe Moreira

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A Unicasa (UCAS3), dona de lojas de móveis como a Dell Anno, New e Casa Brasileira, reportou lucro líquido de R$ 3,5 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), montante 65,3% inferior ao reportado no mesmo intervalo de 2022, informou a companhia nesta segunda-feira (8).

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 4 milhões no 1T23, um recuo de 74,1% em relação ao 1T22.

A margem Ebitda atingiu 8,3% entre janeiro e março deste ano, queda de 18,2 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 1T22.

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A receita líquida somou R$ 48,7 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma redução de 17,1% na comparação com igual etapa de 2022.

“Ao observar o desempenho de vendas da companhia neste trimestre, deve-se levar em conta que a receita do 1T22 foi a maior para um primeiro trimestre desde a abertura do capital em 2012, efeito provocado, principalmente, pela recuperação do setor após os principais efeitos da pandemia na economia do país. Mesmo nesse cenário de forte base comparativa, a receita das mesmas lojas cresceu 4,4%, principalmente por recomposição de preço, já que o volume de vendas reduziu 13,1%, devido aos efeitos dos atrasos na conclusão de empreendimentos na construção civil pelo país”, destaca a empresa no release de resultados.

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O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) foi de 13,7% no 1T23, uma queda de 5,7 p.p. na base anual.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 16,3 milhões no primeiro trimestre de 2023, uma retração de 15,4% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 33,5% no 1T23, alta de 0,7 p.p. frente a margem do 1T22.

As despesas com vendas e administrativas somaram R$ 14,8 milhões no 1T23, um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período de 2022.

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O resultado financeiro líquido foi positivo em R$ 1,08 milhão no primeiro trimestre de 2023, uma retração de 44,3% sobre os ganhos financeiros da mesma etapa de 2022.

Neste trimestre, ocorreu a geração de caixa de R$ 17,2 milhões, revertendo o consumo de R$ 23,7 milhões no 1T22, apesar da redução de 80% do fluxo de caixa das atividades operacionais.