Conteúdo editorial apoiado por

Tesla: Musk tem esmagadora vitória em assembleia, mas problemas não terminaram

Elon Musk recebeu aprovação de pagamento multibilionário, mas questão continua sobre ação judicial em Delaware

Reuters

Elon Musk em Bletchley
 1/11/2023  (Foto: Leon Neal/Pool via REUTERS)
Elon Musk em Bletchley 1/11/2023 (Foto: Leon Neal/Pool via REUTERS)

Publicidade

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) – O pacote de remuneração de Elon Musk, no valor de 56 bilhões de dólares, obteve uma esmagadora maioria de 77% dos votos dos investidores da Tesla (TSLA) em assembleia, afirmou a montadora de carros elétricos nesta sexta-feira, apesar da oposição de vários acionistas institucionais e empresas de consultoria.

A companhia não detalhou os votos com base no tipo de investidor, mas ressaltou o apoio que Musk recebeu dos investidores de varejo, muitos dos quais são fãs do bilionário.

As ações da montadora subiram 1% antes da abertura do pregão desta sexta-feira, depois de avançarem quase 3% na sessão anterior, após uma publicação de Musk que afirmou que o pacote estava sendo aprovado por “amplas margens”.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Investidores detentores de 1,76 bilhão de ações da Tesla votaram a favor do pagamento da empresa ao bilionário, enquanto 528,9 milhões de ações votaram contra e 20,6 milhões se abstiveram, afirmou a companhia.

Em 2018, 73% dos investidores da Tesla votaram a favor do mesmo pacote de pagamento, que foi anulado por uma juíza de Delaware este ano.

Continua depois da publicidade

A aprovação, no entanto, não resolve a ação judicial em Delaware, que alguns especialistas jurídicos disseram que poderia se estender por meses. A juíza invalidou em janeiro o pagamento, o maior já aprovado para um único executivo na história corporativa dos Estados Unidos.

“Acho que votar o pacote depois que ele foi anulado pelo tribunal é uma atitude sem precedentes. Não acho que isso invalide automaticamente o que a juíza decidiu da primeira vez em janeiro”, disse Mathieu Shapiro, sócio-gerente do escritório de advocacia Obermayer.

A proposta de reincorporar a Tesla no Texas, a partir de Delaware, recebeu cerca de 84% dos votos, excluindo os dos membros do conselho Elon e Kimbal Musk, uma medida que, segundo alguns analistas, poderia incentivar outras empresas a se transferirem do Estado também.