Tesla, de Elon Musk, apresenta protótipo de taxi autônomo, mas não anima investidores

Falta de detalhes sobre o Cybercap levou à queda das ações da fabricante de carros elétricos; modelo pode começar a ser produzido em 2026

Bloomberg

Publicidade

A apresentação dos protótipos de táxis autônomos de Elon Musk decepcionou alguns investidores da Tesla Inc., que esperavam mais detalhes sobre como a empresa poderia cumprir suas previsões para robocars.

O CEO da Tesla revelou, nesta quinta-feira, um sedã elegante de dois lugares chamado Cybercab, afirmando que a produção poderia começar em 2026 e que o veículo custaria menos de US$ 30.000.

Musk chegou em um dos veículos ao palco do evento da Tesla, em Burbank, Califórnia. Ele também apresentou um conceito futurista de Robovan, que afirmou ser capaz de transportar até 20 pessoas, além de trazer versões atualizadas do robô humanoide da Tesla, chamado Optimus.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Queda das ações

No entanto, o evento não abordou como a Tesla faria a transição de recursos avançados de assistência ao motorista para veículos totalmente autônomos.

A apresentação de Musk, assim, careceu de detalhes técnicos e ignorou questões como regulamentação ou se a empresa operaria sua própria frota de Cybercabs.

Essa falta de especificidades fez as ações da Tesla caírem até 6,9% antes do início das negociações regulares nesta sexta-feira. As ações haviam subido quase 70% desde meados de abril, em grande parte devido à expectativa para o evento de robô-táxi.

Continua depois da publicidade

A Tesla tem um histórico de ultrapassar os prazos que Musk estabelece para novos produtos, especialmente no que diz respeito às previsões de veículos autônomos. Em 2019, o CEO prometeu que a Tesla teria mais de um milhão de robôs-táxi nas ruas no ano seguinte, mas a empresa não implantou nenhum veículo autônomo desde então.

“O único detalhe específico foi o preço de US$ 30.000 para o Cybercab”, disse Nancy Tengler, CEO da Laffer Tengler Investments e investidora da Tesla que participou do evento. “Os conceitos eram grandiosos. A ideia é super legal? Absolutamente.”

A Tesla tem vendido, há anos, um conjunto de recursos comercializados como Full Self-Driving (FSD), ou “Condução Autônoma Completa”, que exigem supervisão constante e não tornam os veículos totalmente autônomos.

Continua depois da publicidade

Musk também afirmou que, em 2024, os proprietários dos Model 3 e Model Y no Texas e na Califórnia não precisarão mais supervisionar os recursos de direção autônoma. Contudo, ele não informou quando a Robovan estará pronta.

“Os investidores com quem conversamos no evento pensaram que o evento era baseado em números e cronogramas reais”, disse Tom Narayan, da RBC Capital Markets que avalia a Tesla como equivalente a uma retenção, em nota. “Esperávamos que as ações fossem negociadas em baixa.”

Design e cronograma

O evento robotaxi em si foi adiado por dois meses depois que Musk ordenou mudanças no design do protótipo, informou a Bloomberg pela primeira vez em julho. O Cybercab possui portas que se abrem para cima como asas de borboleta e não possui volante ou pedais.

Continua depois da publicidade

“Eles acertaram em cheio no formato”, disse Gene Munster, sócio-gerente da empresa de investimentos em crescimento Deepwater Asset Management, que deu um passeio em um dos protótipos. “Mas a reação dos investidores provavelmente será silenciosa porque ainda está muito longe, em termos de prazo.”

Musk disse à multidão reunida no estúdio de cinema da Warner Bros. que consumidores poderão comprar o Cybercab e respondeu com cautela quando um dos presentes perguntou quando estará disponível.

“Provavelmente, bem, tendo a ser pouco otimista em relação aos prazos, mas em 2026”, disse Musk. “Antes de 2027, deixe-me colocar dessa forma.”

Continua depois da publicidade

O ceticismo de Trump

O candidato presidencial dos EUA, Donald Trump, forneceu novas indicações sobre o potencial do robotáxi da Tesla enfrentar problemas regulatórios antes do evento da Tesla.

Falando num evento do Clube Econômico de Detroit, o candidato republicano questionou se alguém gosta de veículos autônomos e disse que isso era “preocupante” para ele. Não ficou claro em seus comentários se ele estava apenas destacando carros da China.

“Sobre veículos autônomos, nós vamos impedir que operem nas estradas americanas, lembrem-se disso”, disse Trump. Musk apoiou publicamente Trump para presidente em julho e tem gasto milhões de dólares apoiando sua candidatura.

Continua depois da publicidade

Modelos ausentes

Analistas disseram antes do evento que esperavam que a Tesla compartilhasse informações adicionais sobre os modelos mais acessíveis que Musk apresentou para o primeiro semestre do próximo ano.

O CEO não ofereceu tais atualizações, lançando ainda mais dúvidas sobre as perspectivas de vendas de veículos da empresa. A montadora precisa entregar um número recorde de carros e caminhões nos próximos meses para evitar seu primeiro declínio anual.

“Ficamos desapontados com a falta de detalhes sobre o roteiro de produtos de curto prazo da Tesla”, disse Garrett Nelson, analista da CFRA Research, em nota. “Acreditamos que o evento pouco fez para mudar uma perspectiva opaca de lucros no médio prazo.”

© 2024 Bloomberg LP