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Diversas construtoras divulgaram suas prévias operacionais do terceiro trimestre de 2023 (3T23) na noite desta terça-feira (10).
As vendas líquidas da Tenda (TEND3) encerraram o 3T23 em R$ 872,8 milhões, aumento de 78,4% em relação ao 3T22, com vendas sobre a oferta líquida (VSO) de 30,6%, 10,3 pontos percentuais (p.p.) superior que o mesmo período do ano anterior.
A Tenda lançou 9 empreendimentos no 3T23, totalizando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 748,0 milhões. O aumento de 98,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior é justificado pelo aumento no número de unidades.
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O preço médio da venda bruta no trimestre foi de R$ 208,2 mil, aumento de 12,3% em relação ao 3T22.
A construtora finalizou o 3T23 com R$ 15,0 bilhões em VGV no seu banco de terrenos, aumento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O percentual de compras em permuta atingiu o patamar de 48,8%, seguindo a tendência de crescimento.
Direcional (DIRR3)
O Grupo Direcional lançou 15 novos empreendimentos/etapas, totalizando um VGV de R$ 1,4 bilhão (R$ 1,3 bilhão % Companhia), um aumento de 18% em relação ao volume lançado no mesmo trimestre de 2022, em linha com a estratégia da Companhia de crescimento da operação.
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As vendas líquidas atingiram a marca histórica de R$ 1 bilhão (R$ 751 milhões % Companhia), marcando mais um trimestre recorde na métrica. Em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve crescimento de 19%, e frente ao trimestre anterior, o montante foi 4% maior.
No 3T23, a Velocidade de Vendas, medida pelo indicador VSO (Vendas Líquidas Sobre Oferta), foi de 17% na visão consolidada, com 15% nos projetos da Direcional (excluindo o Legado) e 19% nos produtos da Riva.
O Grupo Direcional encerrou o 3T23 com 17.617 unidades em estoque, somando o VGV de R$ 5,0 bilhões (R$ 4,1 bilhões %
Companhia).
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Cury (CURY3)
A Cury (CURY3) registrou vendas líquidas de R$ 972,6 milhões no 3T23, montante que representa um aumento de 9,8% em relação ao 3T22 e uma queda de 18,5% em comparação ao 2T23.
No 3T23, foram lançados 7 empreendimentos, sendo 5 localizados em SP e 2 no RJ, totalizando o VGV de R$ 941,7 milhões, aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O preço médio das unidades lançadas atingiu R$ 257,4 mil no 3T23, aumento de 2,2% em relação ao 3T22 e queda de 20,0% se comparado com o 2T23.
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Já o VSO trimestral líquida foi de 41,5% ante 40,3% no 3T22 e 45,4% no 2T23.
Tegra
As vendas brutas atingiram R$ 340 milhões (% Tegra) no 3T23, aumento de 21% frente ao 3T22 e de 42% frente ao trimestre anterior.
O índice de VSO da companhia atingiu 10,0% no 3T23, crescendo 0,4 p.p. na comparação anual e 3,4 p.p. na comparação trimestral.
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No 3T23, o valor de distratos atingiu R$ 58 milhões, redução de 6% em relação ao 3T22.
A Tegra não realizou nenhum lançamento durante o terceiro trimestre de 2023.
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