Telef Brasil lidera votos em carteira de dividendos de abril pelo 2º mês seguido

Empresa é a única do setor de telefonia a aparecer no ranking; já ações da Trans Paulista e da AES Tietê dividem segunda posição

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Pelo segundo mês consecutivo, a Telefônica Brasil (VIVT4) liderou em número de citações as carteiras de dividendos recomendadas por analistas para o mês de abril. No período, as ações da Telefônica Brasi foram citadas em cinco dos nove portfólios compilados pelo Portal InfoMoney. Comparado ao mês anterior, a TRPL4 obteve um voto a mais.

Já a AES Tietê (GETI4), recebeu quatro votos no mês de abril, dividindo a segunda posição do ranking com a Transmissão Paulista (TRPL4). Outras ações do setor elétrico receberam três recomendações, como os papéis da Eletropaulo (ELPL4) e os ativos da Equatorial (EQTL3). Os ativos PN da Coelce (COCE5), assim como os papéis ON da AES Tietê (GETI3) receberam dois votos. Além desses, as ações da BM&F Bovespa (BVMF3) tiveram dois votos no mês, um a mais do que o obtido no mês de março. 

Para a compilação deste mês de abril, foram utilizadas para as carteiras de dividendos elaboradas pela Ativa Corretora, Banco Fator Corretora, Coinvalores, HSBC, Omar Camargo, Técnica Assessoria de Capitais, Rico, UM Investimentos e XP Investimentos. 

VIVT4: sinergia e reajuste de tarifas
Alguns fatores foram apontados por analistas como relevantes para acreditar que as ações da Telefônica Brasil manterão a atratividade, mesmo depois de registrarem ganhos de 8% no mês de março, desempenho bem acima do Ibovespa no mesmo período, que caiu 1,98%

Recomendações em carteiras de dividendos
Ação
Abril/12
Março/12

Telefônica Brasil PN

5 4
Transmissão Paulista PN 4 4
           AES Tietê PN 4 3
        Eletropaulo PN 3 3
        Equatorial ON  3 3
Coelce PN 2 2
BM&FBovespa 2 1
AES Tietê ON 2 2

O analista Renato Assunção Campos, da Técnica Assessoria de Capitais, ressaltou o bom perfil de pagamento de dividendos e o recente crescimento da base de clientes da Vivo como razão para manter as ações da Telefônica Brasil na carteira.

“Esperamos que a empresa obtenha sinergias significativas com a unificação operacional da telefonia fixa com a móvel, tanto em custos e capex (investimentos em bens de capital), quanto em receitas, apesar dos resultados se tornarem mais evidentes apenas a partir de 2012”, afirma o analista.

Continua depois da publicidade

Já a equipe de análise da Ativa Corretora ressalta que a companhia irá se beneficiar diretamente do aumento esperado para o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) este ano, uma vez que as tarifas de transmissão são anualmente reajustadas de acordo com a variação deste índice.

TRPL4: fundamentos e dividendos
As ações da Transmissão Paulista também ganharam destaque em carteiras de recomendações mais defensivas para o mês. O setor tradicionalmente aparece entre os mais recomendados por ser defensivo, com fundamentos sólidos e considerado bom pagador de dividendos.

A equipe da UM Investimentos ressalta ainda que o sólido histórico de pagamento de dividendos, a não necessidade de relevantes investimentos no próximo trimestre e longa duração de seus contratos aumentam a previsibilidade da geração de caixa e da distribuição de proventos pela empresa.

Continua depois da publicidade

AES Tietê : perfil estável e boa localização de parque gerador
Com quatro votos para as ações PN e três votos para os ativos ON, as ações da AES Tietê tiveram grande quantidade de citações em abril. Os analistas da Ativa Corretora destacam o perfil estável da companhia, tanto pelas características de contratação da energia assegurada da empresa, quanto pela localização do parque gerador. Os analistas ressaltam ainda que a companhia mantém um fluxo hidráulico e financeiro relativamente constante.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.