STOXX 600 toca pico de 2 semanas na Europa com mais apostas de corte de juros nos EUA

Esperanças crescentes de corte na taxa de juros do Fed em setembro compensaram impacto dos fracos balanços de empresas

Reuters

Publicidade

O índice acionário de referência da Europa fechou no maior nível em quase duas semanas nesta terça-feira, com as crescentes esperanças de um corte na taxa de juros do Federal Reserve em setembro compensando o impacto dos fracos balanços de empresas, como a suíça de tecnologia médica Tecan.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,52%, a 501,66 pontos. Enquanto os setores de saúde e de serviços públicos foram os que mais ganharam, o de recursos básicos foi o mais combalido.

Em uma evidência contínua da moderação da inflação, dados mostraram que os preços ao produtor dos Estados Unidos subiram menos do que o esperado em julho, mantendo o Fed no caminho certo para cortar os juros em setembro.

Dados dos preços ao consumidor e das vendas no varejo dos EUA, previstos para essa semana, também serão analisados em busca de pistas sobre a saúde da economia norte-americana, depois que temores de recessão sufocaram os ativos de risco em todo o mundo no início do mês.

“A maioria das economias (que) pareciam invencíveis agora está desacelerando, o que inclui as maiores do mundo, ou seja, os EUA, a China e a zona do euro. Mas o risco de recessão ainda é baixo”, escreveu Alejandra Grindal, economista-chefe da Ned Davis Research.

Os mercados agora esperam um total de cerca de 100 pontos-base de cortes na taxa de juros dos EUA até o final do ano, de acordo com a ferramenta FedWatch da LSEG.

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa da Reuters mostrou que o Banco Central Europeu deve cortar sua taxa de depósito mais duas vezes este ano, menos do que o esperado anteriormente.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,30%, a 8.235,23 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,48%, a 17.812,05 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,35%, a 7.275,87 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,24%, a 32.006,45 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,73%, a 10.723,80 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,50%, a 6.588,96 pontos.