Publicidade
A OpenAI está perdendo seus principais executivos, e uma foto mostra o quão drástica foi a mudança em pouco mais de um ano.
Dos quatro executivos da OpenAI na foto de março de 2023 apresentada acima, dois deixaram a empresa e um está de licença. O CEO Sam Altman é o único que ainda trabalha ativamente para a empresa.
A última saída é de Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa, que disse em uma nota postada no X nesta quarta-feira (25) que estava se afastando após seis anos e meio. Uma das conselheiras mais próximas de Altman, Murati era responsável por grande parte das operações diárias da empresa, informou o Wall Street Journal.
Continua depois da publicidade
No entanto, ela também desempenhou um papel na demissão de Altman como CEO no ano passado, antes de ele retornar ao cargo dias depois. Murati supostamente escreveu um memorando privado para Altman questionando sua gestão e compartilhou suas preocupações com o conselho de diretores. O conselho da OpenAI, em parte, aproveitou-se das críticas de Murati para forçar a saída de Altman, informou o New York Times.
A saída de Murati ocorre no momento em que a OpenAI planeja se converter em uma empresa com fins lucrativos após ter sido fundada como uma organização sem fins lucrativos. Essa mudança a afasta de seu mote original: “beneficiar a humanidade como um todo, sem a necessidade de gerar retorno financeiro”.
Em resposta a uma pergunta sobre a saída de Murati, um porta-voz da OpenAI encaminhou a Fortune a um post no X de Altman.
Continua depois da publicidade
Outro personagem instrumental na demissão de Altman foi o cofundador e membro do conselho Ilya Sutskever. O pesquisador de IA manifestou temores sobre Altman não prestar atenção aos riscos que acompanham a IA e disse que o CEO “não foi consistentemente franco” com o conselho. Após Altman ser recolocado no cargo de CEO, Sutskever permaneceu na empresa como cientista-chefe, mas foi tirado do conselho e ficou fora dos holofotes. Após quase uma década, Sutskever deixou a OpenAI em maio para iniciar sua própria empresa de IA, a Safe Superintelligence.
Completando os executivos que partiram na foto está o presidente Greg Brockman, que renunciou publicamente da empresa após a demissão de Altman em novembro passado. Brockman disse em um post no X no mês passado que estava tirando um sabático até o final do ano.
“Primeira oportunidade para relaxar desde que cofundei a OpenAI há nove anos”, escreveu Brockman no post.
Continua depois da publicidade
A OpenAI também perdeu vários funcionários que não estão na icônica foto de março de 2023. Na quarta-feira, junto com Murati, a empresa perdeu seu diretor de pesquisa Bob McGrew e um vice-presidente de pesquisa que trabalhava no ChatGPT, Barret Zoph, informou o Journal. No mês passado, o cofundador John Schulman também saiu para trabalhar na concorrente de IA Anthropic.
Em um post no X na quarta-feira, Altman desejou tudo de bom a Murati e aos outros dois funcionários que partiram, embora tenha reconhecido que o êxodo de talentos seniores na quarta-feira foi incomum.
“Mudanças na liderança são uma parte natural das empresas, especialmente empresas que crescem tão rapidamente e são tão exigentes”, escreveu ele. “Obviamente, não vou fingir que é natural que esta mudança seja tão abrupta, mas não somos uma empresa normal…”
Continua depois da publicidade
Esta matéria foi originalmente apresentada em Fortune.com
Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia