Publicidade
A Snap, criadora do aplicativo Snapchat, reportou prejuízo líquido de US$ 288 milhões no quarto trimestre de 2022. Um ano antes, a empresa havia obtido lucro de US$ 23 milhões.
Foi o quarto trimestre consecutivo de prejuízos da companhia e os investidores reagiram mal às perspectivas de queda de receita da Snap, agora no início do ano. As ações da companhia negociadas na Nasdaq recuavam cerca de 15% nos negócios do after market.
A receita da Snap no quarto trimestre foi de US$ 1,3 bilhão, praticamente estável em relação ao mesmo período de 2021. O faturamento da Snap para 2022 como um todo cresceu 12% em relação ao ano anterior, apresentando desaceleração.
Continua depois da publicidade
A companhia explica que suas receitas foram impactadas por uma rápida desaceleração no faturamento com publicidade.
“Continuamos a enfrentar ventos contrários significativos enquanto buscar acelerar o crescimento da receita e estamos progredindo, impulsionando investimentos para anunciantes e inovando para estreitar o relacionamento com nossa comunidade”, disse o CEO da Snap, Evan Spiegel, em comunicado.
A companhia também informou, em carta aos investidores, que as receitas podem cair entre 2% e 10% no atual trimestre, citando a desaceleração da economia, a forte concorrência de rivais (como o TikTok) e a menor demanda por publicidade.
Continua depois da publicidade
Somente no mês de janeiro, as receitas sofreram um declínio de 7% em relação ao ano anterior.
O aplicativo Snapchat registrou um aumento de 17% no número de usuários ativos diários, para 375 milhões (o consenso do mercado apontava para 374 milhões). Para o primeiro trimestre de 2023, a Snap prevê que o número atinja entre 382 milhões e 384 milhões de usuários.
Desde que a Apple aumentar o rigor da proteção de privacidade nos iPhones, em 2021, a capacidade das empresas em coletar dados para publicidade direcionada ficou limitada.
Continua depois da publicidade
Em agosto do ano passado, a Snap demitiu 20% de sua equipe e encerrou projetos experimentais, como a criação de um drone para fotos.
Leia mais:
O desempenho da Snap do quarto trimestre pode ser visto como um termômetro para os balanços de outras empresas que também faturam com publicidade, como Meta e Alphabet – ambas divulgarão resultados esta semana.