Publicidade
A rede de academias Smartfit (SMFT3) registrou prejuízo líquido de R$ 40 milhões no segundo trimestre de 2022 (2T22), uma redução de 75% frente ao prejuízo reportado na mesma etapa de 2021, informou a companhia nesta manhã de quarta-feira (10).
Conforme a empresa, a redução do prejuízo se deve principalmente pelo aumento em R$ 135,1 milhões no lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).
O Ebitda ajustado totalizou R$ 121,4 milhões no 2T22, revertendo resultado negativo de R$ 13,7 milhões do 2T21.
A receita líquida somou R$ 689 milhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 101% na comparação com igual etapa de 2021.
A margem Ebitda (Ebitda sobre receita líquida) ajustada atingiu 17,6% entre abril e junho, alta de 21,6 p.p. frente a margem registrada em 2T21.
A empresa atribui o resultado ao “retorno da cobrança das mensalidades, dado que as academias permaneceram abertas durante todo o 2T22, versus 87% do 2T21, do aumento de 53% no número médio de clientes de academia versus 2T21 e da abertura de 133 unidades próprias nos últimos 12 meses, o que representa expansão da rede de academias próprias em 18% versus 2T21”.
Continua depois da publicidade
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ milhões no segundo trimestre de 2022, revertendo ganhos financeiros de R$ milhões na mesma etapa de 2021.
O lucro bruto caixa antes dos custos pré-operacionais atingiu a cifra de R$ 280,2 milhões no segundo trimestre de 2022, um aumento de 251% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta foi de 40,7% no 2T22, alta de 17,4 p.p. frente a margem do 2T21.
As despesas gerais e administrativas somaram R$ 81,3 milhões no 2T22, um crescimento de 49% em relação ao mesmo período de 2021.
Continua depois da publicidade
Em 30 de junho de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 381 milhões, um recuo de 80% na comparação com a mesma etapa de 2021.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,62vez em junho/22, queda de 6,1 vezes em relação ao mesmo período de 2021.
A Smart Fit adicionou 1,2 milhão de clientes às academias em 13 meses consecutivos de crescimento de base até junho de 2022, atingindo 3,1 milhões, 58% de crescimento versus Jun/21.
Continua depois da publicidade
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.