Smart Fit perto de comprar Velocity? Analistas avaliam impacto da notícia para SMFT3

Analistas veem notícia (sem confirmação oficial) como positiva, com diversificação da companhia

Equipe InfoMoney

Velocity (Foto: Divulgação)
Velocity (Foto: Divulgação)

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A notícia de que a Smart Fit (SMFT3) está perto de adquirir a Velocity, a maior cadeia de estúdios de spinning do Brasil, ganha destaque no noticiário corporativo. De acordo com o Brazil Journal, as negociações estão na reta final, com a operação valendo R$ 180 milhões (ou 1,5% da capitalização de mercado da Smart Fit). Não houve resposta oficial das empresas. As ações fecharam com ganhos de 1,72%, a R$ 21,90.

A Velocity conta com 71 lojas (+22 versus agosto de 23). A empresa, ressalta a XP, atua através de duas marcas: i) Velocity, focada em spinning e com ticket médio de R$ 400 e ii) Kore, focada em treinamento de alta frequência e com ticket médio de R$ 250.

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Para Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, analistas do setor de varejo da XP, embora o negócio não tenha sido confirmado pela empresa, ele é visto como positivo, pois consolida a presença da companhia no nicho de estúdios.

Já o valuation parece agregar valor do ponto de vista de EV/Ebitda (EV = soma do valor de mercado das ações com a dívida líquida/Ebitda = lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), com base nas vendas-alvo de R$ 100 milhões da Velocity em 2023 e análise de sensibilidade da casa para a margem Ebitda (Ebitda sobre receita líquida) da companhia.

Se concretizado, o negócio consolidaria a SmartFit como líder no segmento de estúdios no país, uma vez que mais do que dobra a presença atual da empresa (23 lojas) e expande seu alcance para 12 novos estados e 3 novas regiões no Brasil, além de adicionar uma nova modalidade (spinning) ao portfólio de estúdios.

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Além disso, o acordo deve fortalecer a proposta de valor da Total Pass, adicionando uma marca bem conhecida em uma modalidade em crescimento. Assim, a XP reitera recomendação de compra para o nome, com preço-alvo de R$ 29.

O JPMorgan também vê complementaridade com o atual portfólio de estúdios da Smart Fit, além do aprimoramento do Total Pass. “Além disso, é importante sinalizar que a Velocity atualmente é aderente ao Gympass (empresa privada), concorrente do Total Pass”.

Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, vê a notícia como “extremamente positiva”, uma vez que a diversificação das fontes de receita é benéfica, especialmente considerando que o ticket médio dos produtos adquiridos junto à Velocity é maior do que o da ampla base de clientes da SmartFit.

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“É evidente que o principal vetor de crescimento nos próximos anos continuará sendo a expansão das academias SmartFit em novos territórios, especialmente em cidades que, até agora, contavam apenas com academias locais mais antigas. Este crescimento é particularmente notável na América Latina, não apenas no Brasil, onde a companhia tem uma imagem extremamente positiva. No exterior, o crescimento é ainda mais acentuado”, avalia Cruz.

O especialista aponta que a SmartFit tem apresentado bons resultados, especialmente no primeiro trimestre, que é um período forte para a captação de novos alunos.