Sem mágica: Para ganhar na bolsa até mesmo na baixa, é preciso planejamento e foco

Investidor precisa aprender a diferencial curto de longo prazo e aprender a operar também na baixa, garantindo bons retornos

Publicidade

SÃO PAULO – Quem não gostaria de encontrar uma solução eficiente, uma fórmula infalível para ganhar na bolsa até mesmo em momento de forte queda? Todos os investidores querem maximizar seus ganhos, porém não há uma maneira garantida para isso. Analistas e gestores explicam que é preciso ter paciência, planejamento e foco e o mais importante: tirar uma lição das perdas.

Gustavo Farias, analista da Sol Investimentos, explica que o investidor que vai se aventurar na bolsa pela primeira vez precisa saber exatamente o que quer. Muitos investidores se animam com movimentos de alta e acabam entrando no mundo da renda variável sem um planejamento específico e o resultado é o fracasso. Da mesma forma, alguns investidores se apegam a papéis em trajetória de queda, relutantes à possibilidade de exercer as perdas, acreditando em uma possível reviravolta que, em muitos casos, não acontece. O resultado novamente é a frustração.

Para o analista, o fato de a bolsa brasileira estar em um momento de queda, pressionada, não diz muito. “Isso não significa que algo esteja, necessariamente, pior”,  completa. Com um pouco de estudo e afinco, é possível selecionar algumas ações ou setores que prometem bons retornos.

Continua depois da publicidade

Além disso, Adriano Moreno, da Futura Investimentos, também gosta da divisão entre os tipos de cliente. Aqueles que já estão muito expostos no mundo das ações não deveriam aumentar a exposição nesse momento, preferindo uma postura mais cautelosa. Por outro lado, aqueles investidores que estão menos expostos e também de olho na renda fixa, poderiam adicionar alguns lotes de ações em suas carteiras.

Jogando entre o curto e o longo prazo
Um dos pontos mais importantes para ter sucesso na empreitada de ganhar dinheiro na bolsa de valores é saber jogar entre o curto prazo e o longo prazo. Alguns investidores acabam se desesperando com a sequência de queda da bolsa quando olham apenas para o curto prazo.

Moreno ressalta que, às vezes, é preciso incorporar o perfil tradicional, ou seja, aquele que olha para o longo prazo. Essa atitude permite que o investidor escolha ações de empresas com bons fundamentos, mesmo que no curto prazo tenham um desempenho não tão favorável.

Continua depois da publicidade

Igualmente importante é saber ler o mercado. As variáveis macroeconômicas e políticas estão aí para serem absorvidas. Saber interpretar como fatores como alta da inflação ou crise política podem influenciar cada setor ou empresa específicos é fundamental. 

Ganhar na queda: é possível!
Ruschel ainda ressalta que não é porque o cenário é de queda que o investidor certamente perderá seu dinheiro. Por isso, um pouco de conhecimento apurado e planejamento não faz mal a ninguém. “Sim, é possível ganhar na baixa”, afirma. Saber operar vendido, portanto, é essencial para quem quer ganhar no curtíssimo prazo.

Para isso, é preciso que esse investidor esteja mais ligado no mercado. Uma estratégia para esse perfil de investidor é realizar vendas a descoberto e operar índices futuros e opções, pois ele poderá ganhar também quando o mercado cai.