Publicidade
Com a conclusão do segundo turno das eleições municipais neste domingo (27), a principal preocupação do mercado volta a ser a questão fiscal. Caio Megale, economista-chefe da XP, comandou nesta segunda (28) o Morning Call da XP e fez avaliação do pleito eleitoral.
“Passadas as eleições municipais, consolidou-se a tendência de vitória de partidos mais ao centro”, disse. “Mas são também partidos que compõem a base do governo”, complementou. Entre esses partidos, o PSD, MDB, União Brasil, PP e Republicanos ocupam ministérios importantes no Executivo.
“Do ponto de vista de governabilidade federal, as conclusões não são diretas do resultado das urnas desta eleição municipal”, disse. Segundo o economista-chefe, após a “virada de página” das eleições, “o que vai mais importar aos mercados é a agenda de cortes de gastos”.
Continua depois da publicidade
Ibovespa Ao Vivo: Bolsa abre em alta com VALE3, bancos e varejistas; AZUL4 salta 9%
Bolsas dos EUA avançam enquanto barris de petróleo caem 6%
Dólar hoje tem leve alta em início de semana repleta de dados e balanços
Traders continuam de olho em novas notícias sobre a eleição presidencial dos EUA e as tensões no Oriente Médio
Propostas para ajustar despesa
Caio Megale lembrou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, têm levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas para ajustar as despesas.
“Mas são medidas que a princípio o governo só concordaria se também tivesse sinal verde lá do lado do Congresso, para minimizar o desgaste nesse processo”, destacou.
“Nesse aspecto, pode-se ter notícias boas para o mercado dar uma melhorada, já que ele deu uma estressada nas últimas semanas preocupado com a dinâmica fiscal”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Porém, para Megale, “se não saírem medidas muito concretas, a preocupação do mercado nos últimos tempos pode se reforçar e trazer volatilidade e incertezas para a dinâmica de preços”.
O economista-chefe da XP apontou que essa semana será agitada, já que tem previsão de divulgação de vários dados macroeconômicos que interessam à política monetária do Banco Central.
Megale citou o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), com dados de emprego e renda, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com números sobre criação de postos de trabalho, a produção industrial de setembro e também dados fiscais do setor público.
Continua depois da publicidade
“Será uma semana importante par ao mercado em geral”, afirmou.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco