Sabesp (SBSP3) sobe na Bolsa com avanço em privatização; Estado detalha processo

Governo paulista definiu permanência de investidor de referência da Sabesp, que será o final de 2029

Equipe InfoMoney

Publicidade

As ações da Sabesp (SBSP3) sobem nesta quinta-feira (18) com o avanço do processo de privatização da companhia. A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou, ontem à noite, a adesão da capital ao processo.

Por volta das 14h35, as ações avançavam 0,87%, cotadas a R$ 82,15.

O texto ainda passará por nova votação na Câmara paulistana, o que está previsto para ocorrer no início de maio. Enquanto isso, o projeto será discutido em audiências públicas.

Continua depois da publicidade

A cidade de São Paulo é responsável por algo entre 45% e 50% da receita total da companhia, que atende 370 municípios no Estado de São Paulo.

Sabesp (SBSP3): privatização

Além disso, o governo paulista, atual controlador, definiu o período de lockup para o investidor de referência que se juntará à Sabesp no processo de privatização da empresa.

Este prazo, para seguir com as ações, durará até o final de 2029, informou o governo do Estado nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O governo paulista espera privatizar a Sabesp este ano por meio de uma oferta de ações.

Como parte do acordo, o Estado – que manterá uma participação na empresa – decidiu que a companhia precisa conseguir um “investidor estratégico” para uma fatia de 15% na Sabesp, que deverá ser mantida até 2030.

O acionista de referência será selecionado após uma disputa divida em dois blocos.

Continua depois da publicidade

O governo paulista acrescentou que, após a privatização, a Sabesp terá nove membros no conselho de administração: três escolhidos pelo governo do Estado, três escolhidos pelo acionista de referência e três membros independentes.

(Com Reuters)