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A plataforma argentina de compra e venda de criptomoedas Ripio anunciou o lançamento de um cartão de débito pré-pago no Brasil que permite realizar pagamentos em cripto, com cashback de 5% em Bitcoin (BTC) – até o teto de R$ 250 mensais.
O produto, desenvolvido em parceria com a Visa, está disponível para 1 milhão de usuários que a empresa tem no país. De acordo com Sebastian Serrano, CEO da Ripio, a expectativa é de que 250 mil cartões sejam emitidos até o final do ano.
O usuário poderá pagar usando reais ou uma das 28 criptomoedas que a Ripio tem listadas em sua plataforma. Além do Bitcoin, Serrano disse que a companhia está considerando adicionar recompensas em outras criptomoedas.
A empresa também planeja lançar o cartão na Argentina ainda este ano, disse Serrano, e não descarta lançá-lo em outros países onde a empresa atua, como Uruguai, Colômbia, México e Espanha.
A Ripio opera no Brasil com a marca própria e também por meio da BitcoinTrade, exchange nacional adquirida em janeiro de 2021 – na época da aquisição, a empresa tinha 300 mil usuários. Segundo Serrando, até o final de 2022, a BitcoinTrade será renomeada para Ripio.
A empresa argentina trabalhou recentemente no desenvolvimento da Mercado Coin, uma criptomoeda lançada na semana passada pelo Mercado Livre. A Ripio também fornece o serviço de custódia e negociação da Mercado Coin no Mercado Pago, a carteira digital do Mercado Livre.
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“Este é o primeiro grande projeto de tokenização e a primeira grande empresa da América Latina a integrar criptomoedas, mas também acreditamos que isso é algo que se tornará muito mais difundido e queremos ser catalisadores para o futuro”, disse Serrano.
A Ripio também construiu uma equipe para fornecer produtos de cripto white-label para outras empresas da região. Em julho, também lançou uma carteira Web 3.0 chamada Ripio Portal, que permite que os usuários se conectem a aplicativos descentralizados e protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), além de coletar tokens não-fungíveis (NFTs).
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Em setembro de 2021, a companhia levantou US$ 50 milhões em uma rodada de financiamento Série B liderada pela empresa de investimentos em blockchain Digital Currency Group.
Para este ano, Serrano afirmou que a Ripio não tem planos de levantar mais capital. Ele também ressaltou que a empresa não teve demissões em 2022, mas diminuiu seu ritmo de contratações a partir de novembro do ano passado.
Atualmente, a Ripio tem 3,5 milhões de usuários no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e Espanha, segundo o executivo. A empresa planeja iniciar as operações no Chile antes do final do ano e abrir escritórios no Peru, Equador, Bolívia e Paraguai em 2023. Por ora, a Ripio não está buscando aquisições estratégicas para acelerar seu crescimento na América Latina.
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