Publicidade
A Eternit (ETER3), empresa em recuperação judicial, registrou lucro líquido recorrente de R$ 41,47 milhões no segundo trimestre de 2022 (2T22), queda de 32,3% frente abril e junho do ano passado, informou a companhia, que atua no segmento materiais de construção.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) recorrente foi 35,9% mais baixo no 2T22 em relação ao 2T21, para R$ 58,484 milhões. A receita líquida avançou 1,7%, chegando a R$ 292,086 milhões.
Com isso, a margem Ebitda (Ebitda sobre receita) recorrente caiu 12 pontos percentuais, para 20%.
O volume de vendas de telhas de fibrocimento no 2T22 totalizou 145,982 mil toneladas, registrando um recuo 18% quando comparado ao mesmo trimestre de 2021.
Leia também:
- Confira o calendário de resultados do 2º trimestre de 2022 da bolsa brasileira
- O que esperar da temporada de resultados do 2º trimestre de 2022? Confira ações e setores em destaque
Já o segmento de sistemas construtivos, que abrange placas e painéis cimentícios, registrou no 2T22 um crescimento de 21% frente ao 2T21, apesar do recuo de 10% frente ao 1T22. O volume de vendas acumulado em 2022 foi de 8,7 mil toneladas, superior em 39% quando comparado ao mesmo período de 2021.
Continua depois da publicidade
“Em meio ao cenário de retração de vendas verificado no período na indústria de materiais de construção, o segmento de fibrocimento, que considera a produção integrada de fibra de polipropileno, encerrou o 2T22 com uma margem bruta de 29%, inferior em 4 p.p. [pontos percentuais] ao valor registrado no 1T22”, destacou a companhia.
Ela ainda informou o pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP) no valor de R$ 18,4 milhões. O montante equivale a R$ 0,297903 por ação ordinária, tendo direito os acionistas que tiverem o papel em 12 de agosto, com as ações sendo negociadas ex-proventos em 15 de agosto de 2022. O pagamento será em 20 de setembro deste ano.
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
Continua depois da publicidade